Solidariedade: pacientes curados de Covid-19 podem doar plasma para salvar vidas de pacientes graves

03/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Doações de plasma acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. O agendamento é feito somente para as unidades de Fortaleza

Plasma

Na tentativa de amenizar e recuperar pacientes graves acometidos da Covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) começa a receber a partir desta quarta-feira, 3, pessoas recuperadas do novo coronavírus que desejam doar plasma convalescente. O procedimento consiste em colher plasma do sangue que contém os anticorpos, de pessoas que se curaram da doença.

Segundo o Hemoce, para doar plasma, o voluntário precisa ter se recuperado há mais de 30 dias da Covid-19 e não apresentar sintomas da doença. O processo de doação acontece em duas etapas. Primeiro, a pessoa passa por triagem clínica, na qual uma amostra de sangue será coletada para testes e avaliação de anticorpos da Covid-19. As doações serão utilizadas como terapia auxiliar para pacientes graves da doença.

Critérios para doação:

• Pessoas do sexo masculino;
  • Ter entre 18 e 60 anos de idade;
  • Pesar acima de 50kg
  • Diagnóstico de Covid-19 confirmado previamente por PCR, sorologia ou teste rápido;
  • Estar sem sintomas da doença há mais de 30 dias;
  • Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto.

O Hemoce reforça que utiliza critérios internacionais na doação do sangue para garantir maior segurança transfusional. E para prevenir uma reação rara conhecida como TRALI, e que causa uma lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão, ficou definido que mulheres não devem doar plasma convalescente pela possibilidade de gestação anterior, mesmo sem saberem da existência da mesma.

De acordo com a diretora de hemoterapia do hemocentro, Denise Brunetta, a técnica já foi usada com sucesso em pessoas com coronavírus ou outras doenças virais. “O plasma de pacientes curados possui anticorpos contra o vírus e, ao ser transfundido em pacientes gravemente doentes, pode ajudar na recuperação”. A transfusão de plasma convalescente somente poderá ser feita sob prescrição médica em pacientes hospitalizados.

O sangue doado no Hemoce é distribuído para mais de 480 unidades de saúde no Ceará, ajudando a salvar vidas de pacientes que necessitam de transfusão de sangue.

Serviço:

• Os doadores devem fazer o agendamento de forma online para poder ser atendido com hora marcada para assim evitar aglomerações nos locais e oferecer mais segurança durante o período de isolamento;
  • Doações de plasma acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras (A pessoa pode escolher a melhor opção de dia, local e horário para realizar a avaliação inicial);
  • O agendamento é feito a princípio somente para as unidades de Fortaleza;
  • Contatos para atendimento: (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp).

Informações: Hemoce

Foto: