Saiba como checar se seus dados foram usados em pedidos fraudulentos de acesso ao Auxílio Emergencial

03/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ministério da Cidadania alerta, ainda, para que a população não informe dados pessoais a estranhos pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e ligações

Quem não solicitou o auxílio emergencial de R$ 600 — para afetados social e economicamente pela pandemia de Covid-19 — mas quer se certificar de que seus dados pessoais não foram utilizados em fraudes para acessar o benefício, pode consultar o Governo Federal para tirar a dúvida. Basta acessar www.consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta e informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Conforme a cartilha do Governo que detalha o procedimento de licitação do auxílio, informados os dados pessoais, há cinco possibilidades de resposta do sistema que permitem detectar se o pedido fraudulento foi ou não aberto: “benefício aprovado”, “benefício não aprovado”, “requerimento não encontrado”, “requerimento retido” e “dados inconclusivos”.

Veja do que se trata cada uma dessas respostas:

Benefício aprovado: significa que o cidadão é elegível a receber o Auxílio Emergencial.

Benefício não aprovado: significa que o cidadão não é elegível a receber o Auxílio Emergencial. (No sistema, é possível saber qual critério não foi atendido).

Requerimento não encontrado: significa que o pedido não existe ou que ainda não foi recebido pela Dataprev.

Requerimento retido: significa que o cadastro foi retido pela equipe do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos de dados.

Dados inconclusivos: significa que foram identificados problemas nos dados do cidadão que acionou o benefício, o que impede a análise para a concessão.

Fraudes

O Ministério da Cidadania alerta a população para não cair em tentativas de fraudes e informações falsas circulando em redes sociais, grupos de Whatsapp, e-mails e telefone. O órgão federal dá as seguintes recomendações:

1. Observe o remetente das mensagens;
  2. Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
  3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
  4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
  5. Acesse canais de informações oficiais sobre a atuação do Governo no combate à pandemia.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil