Profissionais do Hospital de Campanha do PV são homenageados em ato ecumênico

03/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Terra do Sol e pelas redes sociais da Prefeitura.

Um ato ecumênico realizado na noite desta terça-feira, 2, celebrou através de fé e oração, os 45 dias de funcionamento do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas (PV) e a expressiva marca de 1000 atendimentos alcançados pela unidade de saúde em virtude da pandemia da Covid-19.

No momento da celebração, os profissionais da saúde e demais pessoas envolvidas para o funcionamento do hospital ouviram atentamente as palavras proferidas pelo Padre Júnior, da paróquia São José. “Cada pessoa que entrou aqui, em busca de saúde, recebeu e tem recebido a delicadeza e a ternura dos profissionais. Este Hospital é um toque de Deus. O que aflora no coração é que estamos juntos. Seguimos orando pelos profissionais, pelos gestores, pelos cientistas e pelos epidemiologistas”, disse.

Ainda em momento de fé e oração, o pastor Paulo Maurício, titular da Coordenadoria do Terceiro Setor e Articulação de Instituições Religiosas, proferiu algumas palavras de conforto e esperança aos presentes e destacou a importância do hospital de campanha do PV para a cidade.

Outro momento marcante durante a solenidade foi a apresentação do pianista Felipe Adjafre que emocionou a todos os presentes com a execução da Ave Maria na hora do Ângelus. O músico ainda apresentou um repertório especial em homenagem aos trabalhadores atuantes no enfrentamento do novo coronavírus.

Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio destacou a importância do hospital de campanha do PV e comemorou os resultados. “Este hospital, exclusivo para o atendimento de casos da Covid-19 de média a baixa complexidade, foi levantado em tempo recorde e recebeu o seu primeiro paciente em 18 de abril. Hoje, ultrapassamos a marca de mil vidas acolhidas. Isso é muito significativo para a gente”, declarou.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, enalteceu o trabalho dos profissionais que trabalham naquela unidade. “Queremos registrar todo o carinho e toda a gratidão aos profissionais que têm enfrentado, de forma extremamente heróica, essa situação. Trabalhar em hospitais de campanha, com nova estrutura e novas equipes, para enfrentar uma doença, até então, desconhecida, é desafiador”, pontuou.

Números do Hospital de Campanha do PV

• 224 leitos de internação com previsão de ampliação de mais 112 leitos;
  • Quatro blocos com 56 leitos cada;
  • 1.002 atendimentos até 1º de junho;
  • 721 pacientes receberam alta.

O hospital ainda possui um refeitório, cozinha industrial, além de espaços adequados ao descanso e à higienização dos profissionais.

Hospital Leonardo Da Vinci

Outro hospital de referência no combate à Covid-19, o Hospital Leonardo Da Vinci (HLV), também alcançou nesta terça-feira, 2, números expressivos no atendimento de pacientes acometidos com o novo coronavírus. Operando desde o dia 23 de março, a unidade já atendeu 1.020 pacientes com cerca de 500 altas.

Atualmente o HLV conta com 210 leitos, sendo 144 de UTI e 66 de enfermaria. Ao todo, 813 profissionais de diferentes áreas atuam na unidade, compondo uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento à população.

Informações: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado.

Foto: Kaio Machado/PMF