Sociedade Cearense de Pediatria alerta sobre sintomas associados à COVID-19 em crianças

26/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Anda não existem casos confirmados da síndrome inflamatória associada à covid-19 no Brasil.

Mãe com criança na rua durante isolamento social

A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) vem alertando profissionais do Estado sobre o debate acerca da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Associada Temporalmente à COVID-19 em crianças e adolescentes. A entidade vem divulgando a nota de alerta emitida pelo Ministério da Saúde em conjunto da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Reumatologia, publicada no último dia 20 de maio, destacando sintomas associados à infecção pelo novo coronavírus.

Segundo o coordenador do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Cearense de Pediatria, Robério Leite, a síndrome inflamatória descrita primeiramente no Reino Unido, antecedendo o pico da pandemia da Covid-19 pelo país, apresenta sintomas muito semelhantes ao que se observa na Doença de Kawasaki.

Sintomas apresentados por crianças no Reino Unido

  • febre elevada e persistente;
  • dor abdominal;
  • surgimento de manchas na pele;
  • vermelhidão e rachadura nos lábios;
  • vermelhidão nos olhos sem secreção.

Dr. Robério explica que a Doença de Kawasaki é uma doença rara que causa uma vasculite aguda e febril de pequenos e médias artérias, que ocorre mais frequentemente em lactentes e pré-escolares. No entanto, existe algumas diferenças importantes dessa doença: “a ocorrência de choque com hipotensão com necessidade de reposição vigorosa de líquidos e medicamentos para o controle dessa situação ocorre com uma frequência muito mais elevada e que a faixa etária vem chamando atenção. Existe ainda um maior risco de envolvimento cardíaco, com formação de aneurismas de coronárias”, disse.

O especialista ainda relata que a doença indica que se trate de uma reação inflamatória exacerbada, em crianças com alguma propensão individual e que ocorre algum tempo após a infecção pela Covid-19, e não na fase aguda. “Outros países já relataram o mesmo fenômeno é bem provável que ocorra no Brasil também, por isso o alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria, dada a necessidade de reconhecimento precoce de casos, no sentido de diminuir os riscos de complicações cardíacas e, no limite, de óbitos”, explica.

Finalizando, Dr. Robério ressalta que a Socep vem divulgando a nota de alerta e que cada vez mais o assunto está sendo debatido. “Felizmente, trata-se, ao que se sabe até aqui, de uma condição rara. Porém, com os números superlativos da pandemia, é provável que surjam casos também no Ceará e todos precisam estar atentos”.

Nota de Alerta

A nota com o tema: “Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes provavelmente associada à COVID-19: uma apresentação aguda, grave e potencialmente fatal” apresenta informações sobre a manifestação da doença associada à Covid-19 e as formas de abordagens e tratamento. Segundo a nota, já existem casos no Reino Unido, França, Espanha e Estados Unidos. Um ponto importante da nota é a orientação de tratar todas as crianças e adolescentes como suspeitos de coronavírus.

Confira na integra a nota de alerta clicando aqui.

Casos da Covid-19 em criança e adolescentes no Ceará

Segundo dados do IntegraSUS, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermarias infantis por doentes da Covid-19 vem diminuindo. No total de números de casos, as UTIs infantis de todo o Estado estão com 28,89% de ocupação e as UTIs neonatal com 56,67%. Já as enfermarias infantis e neonatais estão respectivamente com 34,29% e 53,85% de ocupação. Os casos confirmados da doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos já contabiliza 1.590 e os números de óbitos confirmados chegam a 17. Os números são referentes aos atendimentos em hospitais públicos, privados e sem fins lucrativo.

Informações: IntegraSUS, Sociedade Cearense de Pediatria

Foto: Érika Fonseca