Camilo define quarta-feira sobre a prorrogação do isolamento social e destaca estudo sobre retorno gradativo da economia

18/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Governo está utilizando um aplicativo disponibilizado por operadoras de celular que avaliam o isolamento com base na localização dos celulares. Em Fortaleza a média tem sido de quase 60%.

O Governador Camilo Santana destacou durante live nas redes sociais, que terá nesta terça-feira (19), uma reunião com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para avaliar a prorrogação do decreto de isolamento social rígido que será concluído na quarta-feira (20). Comentou que esta semana o Grupo de Trabalho que avalia o retorno da economia entregará o plano para o retorno gradual da economia do Estado. Ele destacou a chegada de 103 toneladas de equipamentos e insumos vindos da China que possibilitará a ampliação e mais 200 leitos de UTI no Estado e comemorou os níveis de isolamento social, que segundo ele, está em torno de 60%, em média no estado.

Camilo pontuou que está em reuniões constantes com técnicos e especialistas de Saúde avaliando a situação da pandemia no Estado e destacou que todas suas decisões têm sido tomadas com base em orientações cientificas, pautadas juntamente com especialistas em saúde. “Amanhã (terça) terei uma reunião com o prefeito Roberto Cláudio para que possamos avaliar o cenário da Capital, até porque Fortaleza é o grande epicentro da pandemia no Estado e estamos tomando medidas conjuntas sobre o futuro. Temos o decreto que vale até quarta-feira desta semana. Nessa reunião vamos definir os próximos passos,” disse.

Camilo disse que recebeu o telefonema do Secretário de Governo, Luiz Eduardo Ramos, convidando para que ele participe na quarta-feira, às 10 horas, de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, quando serão discutidas ações conjuntas, “para que a gente possa alinhar as ações federais com a dos estados. Eu sempre tenho pregado isso. Esse é um momento de todos estarmos unidos. O inimigo é comum devemos unir forças e salvar vidas”, avalia.

Retorno da economia

Camilo pontuou que nesta semana está sendo finalizado o estudo feito pelo Grupo de Trabalho criado pelo Governo que reúne técnicos do Estado e do setor produtivo, que apresentará o plano de retomada de economia no Ceará. “Esse plano está sendo construído por várias mãos, mas sempre condicionado com a situação de saúde. Só iremos tomar alguma medida com base na avaliação dos especialistas em saúde. A ideia é que haja o retorno gradativo. Estou confiante que com as ações que temos feito, como a ampliação do atendimento de saúde e isolamento social rígido, poderão ser fundamentais para a retomada mais breve da economia“, frisou.

Isolamento social

O Governador disse que três operadoras de celulares (Oi, Vivo e Tim) criaram um aplicativo em comum o Analytique – Fique Bem e Fique em Casa”, que mede os níveis de isolamento social, com base na localização dos aparelhos celulares. “As operadoras disponibilizaram o aplicativo para o Governo e estamos monitorando diariamente como está o isolamento em cada cidade do Estado. Em Fortaleza a média é de quase 60%, bem abaixo do ideal que é de 70%. Mas mesmo assim, o Ceará é um dos estados com maior índice de isolamento social do Brasil”, afirmou. Ele disse que com o aplicativo ele pode avaliar como está o isolamento em cada município e se está baixo se comunica com o prefeito para avaliar quais medidas podem ser tomadas.

“Estou otimista até porque hoje recebemos mais insumos e equipamentos através de uma aeronave fretada pelo Governo. São mais 103,7 toneladas de insumos e equipamentos para o enfrentamento da pandemia, entre os quais 200 respiradores. Vamos montar 200 UTI’s no Interior e Capital. O material seguiu para a Central de Distribuição da Secretaria de Saúde e amanhã será distribuído. Os respiradores serão distribuídos nos hospitais do Interior e da Capital, como também os equipamentos de proteção individual. Com esse material ampliamos nossa capacidade de salvar vidas. Até agora foram 14.492 pessoas curadas de COVID-19,” enfatizou.

Camilo asseverou que já foram criados 2 mil leitos entre UTIs e enfermarias, exclusivos para tratamento de COVID. “As pessoas perguntam porque o Ceará tem tantos casos. A razão é porque o Ceará é o estado que mais faz testes no país, e quanto mais testes mais casos comprovados. Isso é bom pois a saúde pode se planejar. A testagem é fundamental nesse processo, pois traz transparência para a população. Temos o IntegraSUS disponível para qualquer cidadão ter acesso aos dados sobre COVID,” comentou.

“Outra polemica que tem surgido, é sobre o uso da cloroquima. Não tem comprovação cientifica da sua eficácia, o Estado não usa, mas o medicamento está no nosso protocolo de saúde e só é utilizado com recomendação do medica. No enfrentamento da COVID não há política, tudo é baseado nas avaliações cientificas e medicas. Aqui temos muito diálogo e é isso que defendo nesse enfrentamento para minimizarmos os danos causados pela pandemia à população, tanto no ponto de vista da saúde e da economia”, concluiu.

Foto: Mateus Dantas