Plataformas digitais ajudam a detectar casos suspeitos de Covid-19 e oferecem orientação especializada

16/05/2020 - Ana Clara Cabral

Mulheres na faixa etária entre 30 e 39 anos estão entre o maior público que procura atendimento no Plantão Coronavírus

No enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Ceará, o poder público tem investido em soluções tecnológicas para auxiliar no rastreamento de casos suspeitos da doença, além de ofertar à população, ferramentas com informações sobre o novo coronavírus. Um destes canais o “Plantão Coronavírus”, do Governo do Ceará, já atendeu mais de 170 mil pessoas, destas, cerca de 69 mil (41%) participaram de triagem médica de possíveis casos graves da doença.

Segundo a Secretaria da Saúde (SESA), com a triagem é possível detectar casos suspeitos de Covid-19 e oferecer orientação especializada com profissionais de saúde. “Nesse caso, os pacientes são encaminhados para o atendimento online com profissionais de saúde e poderão solicitar atestado médico ou prescrição de medicamentos”.

Perfil dos usuários: o público que mais procurou ajuda da plataforma, segundo a SESA, foi em sua maioria feminino (57,99%), de idade entre 30 e 39 anos. Em segundo lugar, a faixa etária mais comum foi entre 18 e 29 anos e 40 e 49 anos. Os principais sintomas informados foram mal-estar intenso, dor de cabeça, falta de ar e tosse.

Divulgação Governo do Estado

O Plantão Coronavírus é um projeto da Secretaria da Saúde, desenvolvida juntamente com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. O serviço funciona 24 horas por dia. Além do acesso pelo site, um número de whatsapp foi disponibilizado para que a população possa, pelo celular, fazer a autoavaliação do seu estado de saúde e receber orientações de uma equipe médica de plantão. O contato é (85) 9 8439-0647.

Já a Prefeitura de Fortaleza conta com o Doutor Saúde. Em 30 dias de funcionamento alcançou 3.509 acessos através do chatbot no Canal Coronavírus. A informação vem da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), responsável pelo desenvolvimento da plataforma em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Os assistentes virtuais atuam inicialmente através de inteligência artificial e tem informações baseadas na Organização Mundial da Saúde. Por manter a população bem informada ainda dentro de suas casas, as ferramentas vem mostraram ser fundamentais para o combate ao vírus na capital e demais municípios, tendo em vista o agravamento na taxa de leitos das unidades de saúde públicas e particulares.

Foto: José Wagner