Vereadores garantem auxílio à empreendedores, feirantes, ambulantes e artesãos

13/05/2020 - Rochelle Nogueira

Feirantes, ambulantes, artesãos e empreendedores começaram a receber o auxílio no valor de R$200,00, referente a abril e maio. O projeto entrou em pauta e foi aprovado pelos vereadores de Fortaleza.

O benefício aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que inclui ambulantes, feirantes, artesãos e empreendedores, já vem auxiliando os profissionais autônomos durante a pandemia. O auxílio no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), referente aos meses de abril e maio, estão sendo depositados em contas bancárias indicadas pelos contemplados.

>>Câmara aprova utilização do Fundo de Desenvolvimento Econômico para auxiliar pequenos empreendedores

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), intitulada Renda em Casa, é destinada às pessoas que estão no grupo 1, formados por: feirantes, ambulantes, artesãos e empreendedores cadastrados nos projetos Meu Carrinho Empreendedor, Mulher Empreendedora e Meu Bairro Empreendedor.

O total de 13.699 pessoas serão beneficiadas para o recebimento do auxílio, destas 1.733  já receberam as parcelas de abril e maio. Importante ressaltar que o trabalhador que tem direito ao auxílio emergencial destinado pelo Governo Federal (R$ 600,00 ou R$ 1.200,00 em caso de mulher chefe de família), pode pleitear a ajuda de custo oriunda da Prefeitura Municipal de Fortaleza como complemento financeiro durante este período. O auxílio ampara os trabalhadores informais no enfrentamento a pandemia.

14.11.2019
Foto: Érika Fonseca.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Fortaleza, Julierme Sena (PROS), reforçou o empenho da Casa Legislativa na aprovação do projeto que trouxe benefícios aos trabalhadores informais da cidade de Fortaleza. “Ficamos felizes com a aprovação desse auxílio aos feirantes, ambulantes e permissionários de Fortaleza. Sabemos que o valor não é o ideal, mas acredito que toda ajuda é bem-vinda e complementará a renda mensal dessas famílias, neste momento tão delicado, onde estamos enfrentando o coronavírus. Fico feliz também em ter contribuído com essa medida, através do meu projeto de indicação sugerindo este auxílio”, destacou o vereador.

Foto de arquivo pessoal

Criada há mais de 3 anos, a Suspiros da Mile, da empreendedora Jamile Farias, atua na área alimentícia com a venda de bolos, suspiros, doces, salgados no ramo de festas. No início de 2018, surgiu a oportunidade de participar do projeto Mulher Empreendedora. Jamile conta que inicialmente trabalhava em casa, mas com a adesão ao projeto, ela e o esposo tiveram a visão de ampliar o local e expandir para a confeitaria.

“No meio da pandemia ficamos parados por 15 dias. Os clientes cancelaram as festas ou adiaram para um outro momento. A partir de 1 de abril começamos a trabalhar com pronta-entrega, delivery, entramos para a rede ifood e fortalecemos nossas redes sociais (instragram e facebook)”, evidenciou Jamile.

Para ela, a ajuda financeira prestada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), está sendo um auxílio neste período de adaptação ao mercado.

Foto de arquivo pessoal

“Como o faturamento da empresa não tá do jeito que a gente previa por conta da pandemia e a gente precisou se adaptar ao mercado, então esse auxílio que a gente recebeu de R$ 200,00 está sendo uma grande ajuda e a prorrogação do boleto também. Quando a gente se adaptar e aceitar  o mercado, no que realmente está acontecendo no  mundo, na nossa cidade, em tudo, a gente vai conseguir se organizar também financeiramente, então está sendo uma de grande ajuda de verdade”, disse.

Saiba Mais:

O Projeto de Lei Complementar nº 20/2020 foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza em abril. A mensagem do executivo direcionou o uso do Fundo Municipal do Desenvolvimento Econômico (FMDE) para fomentar e apoiar os pequenos empreendedores e alavancar o desenvolvimento econômico do município prejudicados pela situação de isolamento social devido a Covid-19. Conforme o projeto aprovado, o valor estipulado é R$ 100 mensais, por dois meses, e já foi pago integralmente aos contemplados, podendo ser renovado por mais dois meses.