Cearenses passarão por testagem em massa para covid-19

13/05/2020 - Rochelle Nogueira

O Governo do Estado do Ceará abrirá chamamento público para que empresas prestem serviço de testagem em massa à população cearense. Confira!

Com o objetivo de garantir testagem em massa para planejamento de ações estratégicas no combate à Covid-19 no Estado do Ceará, foi publicado um chamamento público no Diário Oficial do Estado para que empresas especializadas realizem 480 mil testes, em 4 meses, para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O chamamento foi publicado nesta segunda-feira (11), e visa, por meio de testes, mapear as regiões cearenses mais afetadas.

O Ceará é o segundo estado do país que mais realiza testes para a detecção do novo coronavírus em sua população. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), foram mais de 34 mil testes realizados ficando atrás apenas de São Paulo com 35.600 testes até o dia 22 de abril.

Com a disponibilização de mais testes, serão possíveis criar mecanismos e estratégias para conter a pandemia no estado do Ceará. Em curva ascendente para a contaminação do vírus, a testagem possibilitará tratamentos mais eficazes e o monitoramento da doença para a estabilização e diminuição da curva de contaminação.

“Com os testes em massa vamos conseguir reconhecer o risco real do coronavírus. A enorme subnotificação de infectados e óbitos no Brasil, prejudica as estratégias de tratamento”, disse o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Quais os testes e onde serão realizados aqui no Ceará?

PCR Tempo Real Sars-CoV-2

  • Total de testes: 240 mil testes, sendo 300 diagnósticos por dia, chegando ao máximo de dois mil.
    Critério: Inicialmente serão realizados os testes por PCR em amostras respiratórias de pacientes com sinais e sintomas da infecção por COVID-19.

Biologia molecular

  • Total de testes: 240 mil testes com quantidade mínima de 1,5 mil testes por dia e no máximo 2 mil.
    Critério: Serão realizados em áreas modulares adequadas, em localidades definidas pela SESA, com implementação de sistema de coleta de amostras, preparo, extração e amplificação de RNA viral (material genético) em amostras biológicas de pacientes com suspeita de contaminação por COVID-19 em Fortaleza e região metropolitana.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os critérios para as testagens em massa como a quantidade mensal e a distribuição dos testes nas cidades cearenses ainda serão avaliadas juntamente com as empresas selecionadas.

Quem pode participar da seleção pública?

Empresas com ou sem fins lucrativos. Serão formalizadas as contratações por Dispensa de Licitação, a partir da seleção das propostas de menor valor. As propostas devem conter o valor unitário do teste e a comprovação de fornecimento com capacidade mínima diária para a realização do diagnóstico.

Interessados devem encaminhar propostas para o e-mail cojurcovid@saude.ce.gov.br até o próximo dia 16 de maio. A assinatura do contrato está prevista para próxima semana, e o início do fornecimento dos testes deve ser ainda neste mês.

👉 Acesse o Edital de Chamamento Público nº 004/2020

Foto: Agência Brasil