Leitos: IntegraSUS divulga indicadores sobre taxa de ocupação no Ceará

11/05/2020 - Ana Clara Cabral

Através do IntegraSUS é possível saber de todos os principais dados relacionados ao combate à Covid-19 no Ceará.

Com objetivo de publicizar a quantidade de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados do novo Coronavírus nas unidades públicas e privadas em todo o Ceará, o novo painel da Plataforma IntegraSUS vem sendo disponibilizada desde o último sábado (9) à toda população. Fortaleza registra o epicentro da doença no Ceará com 11.935 casos confirmados.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, as informações são repassadas pelos hospitais que integram a rede de enfrentamento à Covid-19. “Atualmente o Estado conta com 1.521 leitos de enfermaria e 481 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento de casos de coronavírus em Fortaleza e no interior”.

Acompanhe aqui a taxa de ocupação de leitos em todo o Ceará.

Em Fortaleza

O novo indicador, até o momento da publicação desta matéria, informa que no município de Fortaleza a taxa de ocupação nas UTIs é de 97,34 %, e a taxa de ocupação nas Enfermarias é de 88,66 %, nas redes pública e privada.

Explicando melhor, 235 de 241 leitos de UTI’s da rede privada estão ocupados. Na rede pública, 426 de 447 leitos de UTI’s estão preenchidos. Restam, assim, 27 vagas de UTI’s na capital cearense, sendo 21 nas unidades públicas e 6 em hospitais particulares, segundo dados do IntegraSus.

Os dados de ocupação dos leitos de UTI da rede particular revelam que quatro hospitais estão com 100% dos leitos ocupados. Dos outros quatro, um está com 99% de ocupação (1 vaga), dois estão com ocupação acima de 95% (somando 3 vagas) e um acima de 90% (2 vagas).

Na rede hospitalar pública seis hospitais estão com todas as vagas de UTI’s preenchidas (Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin, Gonzaguinhas do José Walter e Messejana, Hospital Universitário Walter Cantídio e Hospital Waldemar de Alcântara) e outros quatros estão quase alcançando a sua totalidade.

O Hospital Leonardo da Vinci, com 107 leitos de UTI’s, dispõe apenas de 5 unidades de terapia no momento. No Hospital de Messejana com 148 leitos e o IJF 2 com 59 leitos de UTI’s, somam 3 leitos desocupados.

Com base nos dados do IntegraSUS, a Capital conta com 1.251 leitos de enfermaria e 688 leitos de UTI’s, distribuídos em 13 hospitais públicos e 8 privados. A rede também conta com a atuação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), dispondo de 170 leitos de observação para pacientes com suspeita e casos confirmados de coronavírus.

Foto: Mateus Dantas