Enem 2020: inscrições estão abertas até 22 de maio

11/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Provas digitais são a grande novidades desta edição. Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, somente pela internet.

Mesmo com vários pedidos de adiamento que vieram de diferentes instituições do país por conta da pandemia do novo coronavírus, o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi mantido e teve suas inscrições iniciadas hoje (11).

Os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova até o próximo dia 22 de maio. Como novidade este ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas e digitais.

A implementação do Enem Digital ocorrerá de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova, utilizando o novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa. Por se tratar da fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros”, e não promoverá atendimento especializado.

As provas impressas estão previstas para serem aplicadas nos dias 1º e 8º de novembro, e provas digitais, com previsão para os dias 22 e 29 de novembro. Ainda segundo o instituto, o participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 28 de maio em agências bancárias, correios e casas lotéricas.

Isenção de taxa

Segundo o Inep, eles vão garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. Lembrado que os candidatos isentos de taxa deverão fazer sua inscrição no Enem.

Acessibilidade

Outra novidade na edição do Enem 2020 que visa atender os participantes com deficiências visuais, será a aplicação de provas com a utilização do leitor de tela, um software que dá mais autonomia na realização do exame para pessoas com cegueira ou baixa visão, por exemplo. O aplicativo possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA e o sistema, o DOSVOX. As solicitações para os atendimentos especializados deverão ser feitas no ato da inscrição.

Confira o cronograma das principais datas do Enem 2020

• Inscrições: de 11 a 22 de maio;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio;
  • Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22;
  • Divulgação do resultado da solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 29 de maio;
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio;
  • Divulgação do resultado da solicitação para tratamento pelo nome social: 5 de junho;
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova (outubro com data a definir)
  • Aplicação do Enem impresso: 1º e 8 de novembro;
  • Divulgação de gabaritos prova impressa: 11 de novembro;
  • Aplicação do Enem Digital: 22 e 29 de novembro;
  • Divulgação de gabaritos prova digital: 2 de dezembro;
  • Divulgação dos resultados individuais: janeiro de 2021 (data a definir)

Informações: Site do Inep e Agência Brasil

Foto: Divulgação/Inep