Respiradores devem chegar nos próximos dias e reforçar a abertura de novos leitos de UTI

07/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ao todo, a Rede de saúde do Ceará já criou 398 leitos de UTI e 600 de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19.

A região Nordeste vem se destacando nas decisões em relação ao enfretamento à pandemia do novo coronavírus, com os gestores dos 9 Estado sempre alinhando as decisões. Resultados dessa ação integrada são as compras de equipamentos de suporte. Mesmo sem previsão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para a chegada dos 30 respiradores adquiridos pelo Consórcio Nordeste, o reforço na rede de saúde continua.

Segundo a Sesa, além desses respiradores, o Estado deverá receber outros 66 equipamentos, que estavam de posse da União e foram liberados por ordem judicial. Os equipamentos que estão em São Paulo, são aguardados até o fim de semana.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, também foram comprados 700 respiradores da MEHECO, empresa estatal chinesa (a mesma empresa que o Estado tem comprado EPIs). O contrato prevê a entrega de 200 no Aeroporto de Pequim, até o dia 30 de abril, e tem previsão de chegada até 10 de maio no Estado. Os outros 500 respiradores estão previstos para chegar em maio e em junho, sendo 300 em maio e 200 em junho. Em geral são necessários quatro dias para os despachos de alfandega na China. A Sesa recebeu 45 ventiladores do Ministério da Saúde, em abril.

No Ceará, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e outros órgãos voluntários, repara ventiladores que estejam sem uso, cadastrando-os e distribuindo-os nas unidades de saúde necessitadas para tratamento da Covid-19. Atualmente 35 ventiladores já foram consertados e 25 estão no reparo.

Mais leitos

Entre as medidas que o Governo do Estado tomou para ampliação dos leitos para pacientes com Covid está a solicitação temporária do Hospital Leonardo da Vinci para receber exclusivamente pacientes com Covid-19. A unidade particular estava fechada, mas foi equipada e adaptada pelo Estado para a situação de emergência. A unidade dispõe de 230 leitos. O Governo também assumiu o Hospital Batista, aumentando em 131 os leitos para pacientes com Covid-19.

Ao todo, a Rede de saúde do Ceará já criou 398 leitos de UTI e 600 de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19, divididos nos dois hospitais privados, em todos os hospitais regionais, unidades de saúde em Fortaleza e nos hospitais de campanha. Segundo a Sesa, mesmo antes da epidemia o Ceará já contava com 1.217 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes pública e privada. Destes, 745 na rede pública, sendo 473 leitos de UTI adulto, 175 de UTI neonatal e 97 de UTI pediátrica. Para atender os casos graves de coronavírus, a meta do Governo do Estado é abrir mais 100 leitos de UTI na capital até o final da desta semana, chegando, dessa forma, a 583 leitos de UTI abertos na rede pública do Ceará.

Já na Capital, estão à disposição 236 leitos de observação nas UPAS; 209 leitos de internamento no Hospital de Campanha do PV; 50 leitos de UTI no IJF2; 10 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria no Hospital da Mulher; 10 leitos de UTI e 19 leitos de enfermaria no Frotinha do Antônio Bezerra e 60 leitos pediátricos no Sopai. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) prevê, ao longo desta semana, a abertura de mais 178 leitos para o atendimento a pacientes de Covid-19. Além disso, a Prefeitura aguarda a chegada de mais 50 respiradores até o final desta semana para a abertura de mais 50 leitos de UTIs.

Foto: Mateus Dantas