ConVida: psicólogos voluntários prestam apoio emocional gratuito por telefone

07/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Iniciativa funciona de segunda-feira a sexta-feira, nos três turnos, e é facilitada pela Secretaria Regional I, da Prefeitura de Fortaleza

Uma rede de psicólogos voluntários tem se formado para acolher emocionalmente pessoas que sofrem impactos psicológicos causados pela pandemia de Covid-19 em Fortaleza. A “ConVida”, como é chamada a rede, atende por telefone (ligação convencional ou por WhatsApp) de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 21 horas. Não é preciso agendamento.

A iniciativa é facilitada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, que abrange uma das áreas mais afetadas pela doença na Capital. No início, a proposta da Secretaria era atender somente a moradores de bairros desta região. No entanto, a adesão de mais voluntários à iniciativa possibilitou expandir o atendimento para toda a Cidade.

Hoje, mais de 20 psicólogos prestam acolhimento emocional — não tratamento psicológico — em três horários: de 8h às 12 horas; de 13h às 17 horas e de 18h às 22 horas. Segundo Rennys Frota, secretário da Regional I, a demanda por esse tipo de apoio chegou ao órgão em momentos de escuta durante a campanha “O Amor Alimenta”, de arrecadação de alimentos e insumos para famílias afetadas pela pandemia. “Passamos a entender o quanto este momento está afetando o emocional das pessoas. A alma também precisa ser alimentada, tratada”.

Para receber o apoio, que tem duração de 30 minutos, no máximo, é necessário: ter, no mínimo, 18 anos de idade; seguir os horários estabelecidos pelos profissionais; telefonar normalmente ou pelo WhatsApp para os números disponíveis na tabela abaixo:

Se você é psicólogo e quer se voluntariar para a ConVida, ligue para (85) 9 9200-9320. Todos os profissionais devem ser autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia para a realização de atendimento a distância.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Divulgação/PMF