Circulação em agências bancárias já começou com restrição de acesso

07/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Bloqueio da rua Floriano Peixoto em frente a agência da CEF

As pessoas que precisam receber o auxílio emergencial e, portanto, ir à uma agência bancária, têm notado algumas mudanças no decorrer desta semana. A Prefeitura de Fortaleza vem promovendo o isolamento no entorno das unidades, com a instalação de gradis nas principais vias ao redor das 20 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) mais movimentadas. A medida auxiliará nos bloqueios e no direcionamento do fluxo de pedestres.

A medida visa conter as aglomerações e disciplinar filas no entorno das agências, cumprindo o distanciamento social de pelo menos 1,5 m entre as pessoas. O procedimento está sendo realizado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Participam dessa ação, cerca de 200 agentes do órgão e orientadores de tráfego, além de servidores da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guarda Municipal, Defesa Civil, Agentes de Cidadania e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). Caberá a cada agência, realizar o processo de triagem e apenas aqueles que tiverem direito ao auxílio emergencial, cedido pelo Governo Federal durante a pandemia, terão acesso à agência.

A operação está sendo reforçada nas agências das avenidas Barão de Studart, Santos Dumont, Treze de Maio, Francisco Sá, Godofredo Maciel, Professor Gomes de Matos, Mister Hull, Presidente Costa e Silva e Osório de Paiva. Também serão fiscalizadas agências do Centro, Cidade dos Funcionários, Bairro de Fátima, Conjunto Ceará, João XXIII, Messejana, Parangaba, São Gerardo e Vila Peri.

Apreensão de cadeiras

Cadeiras apreendias em frente à agencia da Caixa Econômica no bairro Messejana – Foto: Reprodução/Internet

Na madrugada desta quarta-feira (6), equipes da Agefis apreenderam, 53 cadeiras que marcavam lugares nas filas das agências da Caixa para posterior venda às pessoas que iriam receber o auxílio emergencial. O maior volume de cadeiras, bancos de plásticos, banquetas e cavaletes foi constatado nas agências dos bairros Messejana e Parangaba. A ação teve apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Inspetoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (IPAM) e Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Aglomerações

Fiscalização realizada pela Guarda Municipal de Fortaleza – Foto: GM

As equipes da Prefeitura estão percorrendo, desde o dia 16 de março, diversos bairros para evitar aglomerações e fiscalizar estabelecimentos e atividades comerciais que descumprem os decretos municipal e estadual que trazem medidas de enfrentamento à Covid-19. Para tanto, está utilizando diversos recursos, como câmeras de monitoramento, drones com alto-falantes, caixas de som portáteis, megafones e carros de som para a identificação de aglomerações e para a veiculação de mensagens orientativas de prevenção à Covid-19. A população pode denunciar o descumprimento do isolamento social por meio da Central 156 e via Ciops pelo 190.

Máscaras

Fiscalização da prefeitura na caixa econômica da praça do Ferreira
Foto: Érika Fonseca

A Prefeitura também vem realizando a distribuição de máscaras no entorno das agências, bem como orientando, através dos agentes de trânsito, acerca dos cuidados que todos devem adotar para não contrair a doença. Ao longo do mês de abril, durante a força-tarefa de prevenção à Covid-19, a AMC realizou 365 operações, impactando mais de 8.600 pessoas. Tais ações aconteceram em diversos bairros da cidade, visitando 291 locais e atuando em postos fixos em 28 agências bancárias e lotéricas.

Os agentes também utilizam caixas de som portáteis com alertas acerca da importância do distanciamento social. As operações por toda a Cidade contam com o apoio da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e dos Agentes de Cidadania e de Endemias.

Endereço das agências que estão sendo fiscalizadas

• – Rua Floriano Peixoto, 1084 – Centro
  • – Rua Guilherme Rocha, 45 – Centro
  • – Av. Oliveira Paiva, 800 – Cidade dos Funcionários