Ceará conta com a melhor rede de apoio à saúde do Nordeste

04/05/2020 - Rochelle Nogueira

Na Capital o Hospital de Campanha no PV conta com 209 leitos especializados e na rede estadual o Hospital Leonardo da Vinci dispõe de 244 leitos para atendimento de pacientes com a Covid-19

Com uma rede de apoio à população para a prestação do serviço de saúde no Estado do Ceará, devido a pandemia do novo coronavírus, os gestores buscam equipar os aparelhos públicos para atender a demanda de pessoas infectadas pela doença. Em Fortaleza, por exemplo, a cidade conta atualmente com 236 leitos de observação nas UPAS, 209 leitos de internamento no Hospital de Campanha do PV, 50 leitos de UTI no IJF2 e 60 leitos pediátricos no Sopai.

Fachada do hospital Frotinha do bairro Antônio Bezerra
Frotinha do Antônio Bezerra inicia trabalho na rede de combate ao coronavírus – Foto: Érika Fonseca

Neste final de semana o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), apresentou novas medidas para o combate à epidemia com a abertura de mais 178 leitos para o atendimento a pacientes de Covid-19 até o fim desta semana. Destes, 30 serão instalados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a criação de mais 10 leitos na UPA do Bairro Bom Jardim nesta segunda-feira (4) e, ao longo da semana, 10 leitos na UPA do Vila Velha e mais 10 na UPA do Edson Queiroz.

Além dessas unidades que serão ofertadas, o prefeito ressaltou que 50 respiradores devem chegar até o final desta semana, o que possibilitará mais 50 leitos de UTIs, além destes 178.

• Hospital de Campanha do Presidente Vargas: 209 leitos especializados para pacientes de média complexidade, com ampliação para 336 leitos com dois novos blocos;
  • Upa do Jangurussu e do Itaperi: 40 leitos de observação em cada unidade;
  • Upa do Vila Velha, Edson Queiroz e Bom Jardim: 20 leitos de observação em cada unidade, passando para 30 leitos com a ampliação da rede;
  • IJF 2: 50 leitos de UTI com expansão para 175;
  • Sopai: 60 leitos pediátricos.

Rede Estadual

Em relação à rede hospitalar do Estado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que antes da epidemia o Ceará já contava com 1.217 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes pública e privada. Destes, 745 na rede pública, sendo 473 leitos de UTI adulto, 175 de UTI neonato e 97 de UTI pediátrica.

Para atender os casos graves de coronavírus, a meta do Governo do Estado é abrir mais 100 leitos de UTI na capital até o final da desta semana, chegando, dessa forma, a 583 leitos de UTI abertos para atendimento de Covid-19 na rede pública do Ceará.

A Secretaria esclarece que esses números estão passando por rápidas transformações, à medida que novos leitos vão entrando em funcionamento ou que leitos anteriormente existentes são direcionados para o atendimento de pacientes com coronavírus.

Centro de Formação Olímpica receberá pacientes de menor complexidade acometidas pela Covid-19

A informação foi anunciada em coletiva pelo governador Camilo Santana (PT). Casos de menores gravidades serão tratados no equipamento público que dará suporte aos fortalezenses, local do epicentro da pandemia no Ceará.

Centro de Formação Olímpica
Foto: Érika Fonseca

Ações de expansão de leitos

– Hospital de campanha no estacionamento do Hospital Geral de Fortaleza (HGF): com 39 leitos de enfermaria.

– Hospital Geral de Fortaleza: pacientes de média complexidade atendidos nos 70 leitos clínicos. Já os de alta complexidade, nos 41 leitos do CTI.

– Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC): 29 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI Adulto.

– Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM): 37 leitos de baixa e média complexidade para pacientes com sintomas que derem entrada na emergência.

– Hospital Leonardo da Vinci: A unidade conta com 244 leitos para atendimento de pacientes com a Covid-19.

Dados apresentados até o dia 3 de maio pelo Governo Federal

Foto destaque: Mateus Dantas