Projetos para produção de EPI’s e protótipos de ventilação são financiados por Fundação científica do Estado

24/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Agentes do governo, pesquisadores e indústrias cearenses se mobilizam no combate ao coronavírus.

Loja de departamento médico em Fortaleza

Na tentativa de encontrar soluções que ajudem a mitigar os efeitos da pandemia no Estado do Ceará, o incentivo à pesquisa vem sendo uma das medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Neste sentindo a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), criou uma linha de apoio a projetos emergenciais com objetivo de prover um processo ágil e desburocratizado de tramitação de propostas que permita a contribuição em tempo real para o combate às doenças causadas pelo COVID-19.

De acordo com a Funcap, a iniciativa proporcionou a mobilização de agentes do governo, pesquisadores e indústrias cearenses em torno do esforço para encontrar soluções que ajudem no combate ao coronavírus. Os principais resultados definidos nos projetos em andamento são:

• Produção de aproximadamente 20 mil testes de detecção de contaminação de Covid-19;
  • Produção de cerca 140 mil máscaras faciais;
  • Produção do protótipo de um capacete de respiração assistida (Elmo) que  funciona como alternativa ao respirador (este último um equipamento essencial para os pacientes mais graves e que está em falta no mercado devido à alta demanda);
  • Fabricação e reparo de peças para respiradores;
  • Desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde;
  • Desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis para gestão e alocação de ventiladores mecânicos.

Ainda segundo a Funcap, além de fomentar com recursos, a entidade vai auxiliar no trabalho de articulação e arregimentação de pesquisadores e empresas, para promover o trabalho colaborativo dos atores envolvidos em projetos que apresentem resultados concretos no curto espaço de tempo que a circunstância requer. Os projetos a serem atendidos por essa linha precisam ter o aval da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará ou da Escola de Saúde Pública e estar diretamente relacionados às demandas destes órgãos no combate à pandemia.

Informações: Funcap

Foto: Mateus Dantas