Covid-19: Ciops registra 6,7 mil ocorrências de descumprimento ao decreto do isolamento social

24/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Apurado considera desde o início de vigência do decreto estadual assinado por Camilo Santana. Só na última semana foram 403 ocorrências

Movimantação de pessoas e comércio na periferia

Em uma semana, entre os dias 16 e 23 de abril, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), do Governo do Ceará, atendeu a 403 ocorrências por descumprimento ao decreto estadual n° 33.519 em Fortaleza e Região Metropolitana. Considerando os registros de 20 de março, início de vigência do decreto, até hoje, já são mais de 6,7 mil ocorrências.

Dos casos atendidos pela Polícia, 3.613 são referentes a aglomerações de pessoas e 3.106 são de estabelecimentos comerciais não essenciais abertos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os números de denúncias que chegam às centrais de atendimento são ainda maiores. Em um mês, de 20 de março até a última segunda-feira, 20 de abril, em todo o Estado, foram quase 40 mil ligações. Os dados revelam ainda que 45,5% das chamadas telefônicas foram feitas em sábados e domingos – 17.786 ligações nos dias 21, 22 28 e 29 de março e 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de abril.

De acordo com o secretário da SSPDS, André Costa, o constante desrespeito às medidas impostas pelo decreto do isolamento social acarreta procedimentos judiciais. “A gente espera contar com a colaboração, conscientização e empatia da população para que possamos o quanto antes ultrapassar essa etapa e retomar cada a normalidade do cotidiano”, orientou.

A SSPDS estabelece que quando policiais recebem denúncia pelo 190 ou se deparam com algum estabelecimento descumprindo as medidas do decreto estadual, é solicitado o fechamento do local. Caso haja desrespeito a essa ordem, os responsáveis pelo comércio são encaminhados a uma delegacia e podem ser autuados no crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Érika Fonseca