Coronavírus: Prefeitura de Fortaleza conclui a entrega de 140 leitos nas UPA’s

15/04/2020 - Anna Regadas

A entrega conclui o projeto do Executivo de ampliação das Unidades de Pronto Atendimento para o enfrentamento do Covid-19 na Capital.

A Prefeitura de Fortaleza realizou na quarta-feira, 15, a entrega do quinto anexo em Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Com 40 novos leitos a UPA Dr. Haroldo Juaçaba, no bairro do Itaperi, reforça o trabalho de combate ao novo coronavírus. A ação conclui a entrega de 140 novos leitos de observação em UPA’s coordenadas pelo Executivo Municipal.

Desde que a pandemia chegou à cidade, a Prefeitura tem reforçado a rede pública de saúde para garantir o atendimento dos pacientes com suspeitas e aqueles diagnosticados com Covid-19.

Além da UPA do Itaperi, foram entregues 40 novos leitos na UPA Dr. Fábio Landim, no bairro Jangurussu; e outros 20 leitos nas UPA’s Juraci Magalhães (Bom Jardim), UPA do bairro Vila Velha e UPA do Edson Queiroz, somando um total de 140 leitos.

Conforme a secretária de saúde do município, Joana Maciel, a expansão da rede de atendimento faz parte do Plano de Contingência da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, que contempla desde a atenção primária, a rede de urgência e emergência como as UPAs até a área hospitalar.

Na capacidade hospitalar, a gestão antecipou a entrega do IJF2 e remodelou o perfil assistencial da unidade para Covid-19. O equipamento já possui 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), e neste momento estão todos ocupados com pacientes diagnosticados com coronavírus. A previsão é que até o final de maio, o hospital disponha de 175 leitos de terapia intensiva.

Os fortalezenses também podem recorrer ao equipamento de saúde do Governo do Estado, o hospital Leornado da Vinci. A unidade dispõe de 230 leitos e 30 de UTI e presta atendimento à pacientes com Covid-19.

De acordo com a secretária, a Prefeitura ainda investiu na construção de um hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas. A unidade terá inicialmente a capacidade de de 204 leitos para pacientes da Covid-19, podendo ser ampliada para até 306 leitos, dependendo da demanda. A entrega está marcada para o próximo dia 20 de abril.

Além da ampliação de leitos, a Prefeitura contratou novos profissionais de saúde. No final de março, os postos de saúde da Capital receberam 75 médicos do Programa Médico Família Fortaleza através de uma parceria com o Governo do Estado. E agora no mês de abril serão recebidos mais 155 médicos do programa “Mais Médicos Brasil” do Governo Federal.

Confira abaixo o vídeo da secretária Joana Maciel sobre a ampliação da rede pública de saúde de Fortaleza:

Foto: Valbercio Silva/PMF