Cultura: edital do Governo do Estado garante incentivo à classe artística

31/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Secult lançou hoje, 31, o edital “Ceará Dendicasa: Festival de Arte de Casa para o Mundo”. O objetivo da ação é manter vivo projetos de conteúdos artísticos cearenses de forma online em meio a pandemia do coronavírus. O anunciou do edital foi oficializado pelo governador Camilo Santana (PT), no último domingo (22), e publicado […]

A Secult lançou hoje, 31, o edital “Ceará Dendicasa: Festival de Arte de Casa para o Mundo”. O objetivo da ação é manter vivo projetos de conteúdos artísticos cearenses de forma online em meio a pandemia do coronavírus. O anunciou do edital foi oficializado pelo governador Camilo Santana (PT), no último domingo (22), e publicado no Diário Oficial na segunda-feira (30). O documento está à disposição no site da Secult e as inscrições ocorrem até o dia 20 de abril.

De acordo com a Secult, o valor estimado do edital será de até R$ 1 milhão, e selecionará 400 projetos com conteúdos artísticos, para compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais, redes sociais, canais de comunicação diversos, redes televisivas e radiodifusoras. O valor será oriundo do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

FOTO: ARIEL GOMES/ GOV. DO CEARA

As propostas poderão contemplar trabalhos experimentais ou tradicionais, performances e intervenções artísticas; transversais ou específicas em suas linguagens e  expressões, oferecendo ao público uma programação plural.

Sobre a iniciativa, o governador Camilo Santana (PT) ressaltou a importância desse incentivo aos artistas cearenses. “Resolvemos lançar o edital para que esses profissionais produzam programação digital que poderá ser acompanhada por todos os cearenses através das redes sociais e sites do Governo. Queremos criar uma programação para quem está em casa e garantir remuneração para esses artistas, para que possam ter alguma renda. É uma inovação,” disse.

Fotos: Ariel Gomes e Marcos Studart

Com informações: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará