Conheça a diferença entre coronavírus, gripe e resfriado

21/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Brasil se encontra em estado total de atenção com a chegada do novo coronavírus. Aos poucos a doença começa atingir todos os estados da nação e cada vez mais se faz necessário esclarecer a população sobre a doença. Você sabe a diferença entre o coronavírus, a gripe e o resfriado? Então confira! Segundo o […]

Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus (COVID-19), gripe e resfriado são três doenças distintas causadas por vírus e que desencadeiam problemas respiratórios. Conhecer os principais sintomas de cada uma delas pode ser um auxílio na tomada de decisões na hora de procurar ajuda médica. Vale salientar que a transmissão dessas três doenças acontecem geralmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar e em contato com uma superfície que acaba de receber o vírus.

Os principais sintomas do coronavírus são: febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte. A doença apresenta-se de forma mais grave em idosos e pessoas com problemas de saúde prévios, como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.

Já a gripe é uma doença causada por um vírus conhecido como influenza. Os principais sintomas são: febre (em geral, acima de 38 °C), dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça. Outros sinais e sintomas podem ser registrados, tais como: calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarreia, vômito e rouquidão.

O resfriado é uma doença infecciosa causada por vírus que muitas vezes começam com garganta irritada ou inflamada, desconforto no nariz, seguidos de espirros, corrimento nasal, tosse e sensação de mal-estar geral. Em alguns casos são observados febre baixa.

Confira no infográfico os sintomas das três doenças respiratórias:

(Fonte: Ministério da Saúde)

PREVENÇÃO

Como abordado antes, o coronavírus, a gripe e o resfriado apresentam formas de transmissão semelhantes, portanto, a forma de prevenção também possui semelhanças. Veja!

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
– Evitar aglomerações se estiver doente;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhar objetos pessoais.