Novos leitos e carro de som: Confira medidas da Prefeitura para conter o coronavírus

21/03/2020 - admin

De casa, onde cumpre quarentena por ter sido testado positivamente para a infecção por coronavírus, o prefeito Roberto Cláudio anunciou as principais medidas municipais para conter o contágio da população fortalezense por coronavírus. Confira

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou na manhã deste sábado, 21, por transmissão de vídeo pelo Facebook, as medidas que o Município tem tomado para conter o contágio da população por coronavírus. O isolamento social, segundo ele, se mantém como a principal estratégia preventiva. Por isso, carros de som e equipes de fiscalização devem percorrer neste fim de semana a orla da Capital para orientar a quem estiver nas praias a voltar para casa.

Também foi reforçado por Roberto Cláudio que, a partir da próxima segunda-feira, 23, a Prefeitura vai distribuir kits de alimentação para os mais de 230 mil estudantes da rede municipal que, devido à suspensão das aulas na última semana, por decreto estadual, ficaram sem alimentação regular. Isso porque o gestor reconheceu que “muitas famílias ainda dependem dessa alimentação para garantir o aporte nutricional básico aos seus”.

Além disso, o prefeito assegurou a antecipação da campanha de vacinação contra gripe. O foco, no entanto, deve ser proteger a população idosa da Cidade, reconhecidamente a mais vulnerável às consequências da Covid-19 — doença provocada pelo coronavírus e que pode acarretar graves infecções respiratórias. “A gente iniciará a campanha para pacientes acima de 80 anos de idade, a partir de visitas domiciliares. Esse pessoal não precisa, não deve sair de casa para se vacinar”, orientou o chefe do executivo municipal. Ainda, nas visitas, devem ser entregues os medicamentos de uso contínuo dessas pessoas para evitar a ida aos postos.

Já nos casos de pessoas acima de 60 anos de idade, a Prefeitura monta esquema especial de descentralização da vacinação. A ideia é que, para evitar a aglomeração de pessoas, o trabalho seja distribuído nos postos de saúde e nos prédios escolares que, por ora, estão esvaziados. O detalhamento dessa ação deve ser anunciado pelo executivo nos próximos dias.

A abertura de leitos no Instituto Doutor José Frota (IJF) 2 para tratar exclusivamente de pacientes com sintomas graves da Covid-19 também foi reforçada e tratada por Roberto Cláudio como medida preventiva estruturante. “Como a gente está suspendendo progressivamente as cirurgias eletivas, trabalhando só urgência, emergência e politrauma, a gente tem a sala de recuperação, com 24 leitos de UTI, pronta para rodar” ainda este mês.

No momento, os esforços são para alinhar com o Governo do Estado o recebimento de estoques necessários e sustentáveis de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para dar início ao funcionamento, primeiro, do hospital Leonardo Da Vinci, adquirido para atender aos pacientes infectados pelo coronavírus e, em seguida, da expansão do IJF. “A gente também, no IJF 2, vai abrir, em abril, até o dia 15, 44 outros leitos de UTI e, em maio, mais 30”, disse.

Com o reforço das orientações para que a população se mantenha em isolamento social, a Prefeitura projeta, para a próxima semana, ter frota suficiente de transporte público para atender às demandas urgentes de deslocamento sem provocar aglomeração de pessoas.

Teste positivo para coronavírus

Na transmissão ao vivo, o prefeito Roberto Cláudio informou ainda que ontem, 20, à noite, foi testado positivamente para a infecção por coronavírus. Ele explicou que o contágio pode ter acontecido durante a agenda intensa de reuniões ocorridas na última semana. “Creio que a intensidade e a diversidade de contatos acabou me colocando sob risco maior”, compartilhou.

Desde a manhã de ontem, quando se submeteu ao teste, o gestor trabalha em casa e mantém diálogo por meio de WhatsApp e videoconferência com diferentes grupos de trabalho do Município e do Estado. Ele está assintomático, não apresentando os principais sintomas da doença. Contudo, alertou: “A tendência, pelo histórico de outros países, é que a gente vá tendo progressivamente um aumento no número de caso ao longo das próximas semanas”.

Casos em Fortaleza e no Ceará

De acordo com o último informe da Secretaria da Saúde do Ceará, 68 pessoas foram confirmadas ontem com infecção por coronavírus no Estado, sendo 63 delas só em Fortaleza. O número de confirmações tem crescido progressivamente desde o último domingo, 15.

Resumo das medidas preventivas anunciadas por Roberto Cláudio

• Carro de som e equipe de fiscalização para orientar a população que estiver nas praias da Capital a voltar para casa e se manter em quarentena;
  • Distribuição de kits de alimentação para mais de 230 mil estudantes da rede municipal;
  • Antecipação da campanha de vacinação contra gripe com foco na população idosa;
  • Abertura de 24 leitos de UTI no IJF 2 em março, mais 44 em abril e mais 30 em maio. A ideia é transformar a torre do IJF 2 em uma torre de UTIs para tratar os infectados graves;
  • Esquema especial de oferta de transporte público.

Confira a live do prefeito Roberto Cláudio

Bom dia! Sabadão para ficar em casa cuidando da saúde da gente e de todos. Para mim, o início de um período que vai demandar novos cuidados e novas linhas de ação. #Coragem #Força #MaisAção #Solidariedade #Fé

Publicado por Roberto Cláudio em Sábado, 21 de março de 2020