Coronavírus: transportes públicos de Fortaleza passam por higienização

17/03/2020 - Rochelle Nogueira

Atento as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza orientam que a população evite locais com grande aglomeração reforçando a importância de medidas preventivas no combate ao coronavírus (Covid-19). Em entrevista coletiva na tarde da segunda-feira (16 de março), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) reforçou a intensificação […]

Atento as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza orientam que a população evite locais com grande aglomeração reforçando a importância de medidas preventivas no combate ao coronavírus (Covid-19). Em entrevista coletiva na tarde da segunda-feira (16 de março), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) reforçou a intensificação da limpeza do transporte público da cidade.

De acordo com a nota emitida pelo Sindiônibus, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, as higienizações dos ônibus são realizadas diariamente em toda a frota e a partir de agora, serão intensificadas como medida de prevenção ao novo coronavírus. As janelas de todos os veículos, inclusive com ar-condicionado, ficarão abertas para melhorar a circulação do ar, evitando ainda a redução da temperatura. “A população pode ficar tranquila em relação a operação do transporte público, que atenderá sempre com frota suficiente à demanda”, reforçou o comunicado.

Foto: Mateus Dantas

Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, destacou algumas ações direcionadas para o transporte coletivo da cidade de Fortaleza.

Ônibus

– Higienização sanitária para inativar qualquer tipo de vírus ou microrganismos no interior do veículo

– A limpeza será em todas as superfícies e isso acontecerá uma vez por dia em toda a frota.

– Os ônibus circulam com as janelas abertas, recomendação da Secretaria de Saúde.

Terminais Rodoviários de Fortaleza (Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira)

– Limpeza de corrimão das escadas nos Terminais de Ônibus

– Instalação de dispenser com álcool em gel à disposição dos usuários, serviço de informação sobre o coronavírus,

– Centrais de medicamentos disponibilizarão orientadores para informar à população.

Foto: Mateus Dantas

Usuários do transporte coletivo

Segundo a dona de casa, Sílvia Barbosa Cruz, a situação está cada dia mais difícil, por isso é necessário que as pessoas tenham cuidado. Quanto as medidas de prevenção ela disse que tem lavado as mãos sempre que possível, além do álcool em gel e a utilização de máscara. “Estou tendo cuidado de não pegar em superfícies onde muitas pessoas tocam e se tiver que pegar, logo higienizo”, disse.

Milena Silva, usuária frequente do transporte coletivo, disse que tem evitado aglomerações e contato físico com pessoas desconhecidas. “Além disso tenho sempre frasco de álcool em gel na bolsa e tenho utilizado máscara”. A passageira reforçou a importância da limpeza dos coletivos como uma medida frequente. “Diante da situação atual entendo que é uma ação que deve ser priorizada”, finalizou.

Colaboração de Marcelo Raulino.