Medalha Boticário Ferreira é entregue ao presidente da Abance, Francisco José Mateus

14/02/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira (14), para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao presidente da Associação de Bancos do Estado do Ceará (Abance), Francisco José Mateus. A homenagem foi proposta pelo requerimento de número de 4532/2019, do então vereador Joaquim Rocha, aprovado por unanimidade pelo plenário da casa. A […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira (14), para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao presidente da Associação de Bancos do Estado do Ceará (Abance), Francisco José Mateus. A homenagem foi proposta pelo requerimento de número de 4532/2019, do então vereador Joaquim Rocha, aprovado por unanimidade pelo plenário da casa. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Maírton Félix (PDT). A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa (PL), primeiro-secretário da CMFor, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: ex-vereador e propositor, Joaquim Rocha; vice-presidente da Abance, Henrique Dias e o diretor financeiro, Samuelito Sousa.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, Joaquim Rocha, afirmou que quando teve o pensamento de fazer a homenagem não pensou em duas vezes na escolha do homenageado, “lembrei da nossa trajetória na cidade de Jaguaruana, na década de 70, quando já pensávamos em buscar algo para nossa vida, a sobrevivência. Você veio em 1977 e eu em 1979, regressei a Jaguaruana e depois voltei para cá. Quero aqui destacar minha admiração por sua trajetória. Como você chegou ao banco e graças a sua competência, capacidade e inteligência alcançou os patamares mais altos”, afirmou.

Lembrou que a Câmara fez homenagens a outros Jaguaruanenses, por sua iniciativa, “tenho tido essa felicidade, porque agente sair daquela cidade e vencer na vida não é tão fácil. Eu também, como o homenageado, só tive um emprego, que foi na Coelce, entrei como ajudante de eletricista e consegui chegar ao degrau que eu almejava na empresa. Sai de lá para entrar na Política. Quero dizer que essa homenagem foi feita com todo carinho. Jaguaruana hoje se orgulha por ter pessoas do seu nível e caráter, que tanto tem ajudado Fortaleza, o Ceará e as empresas. Sua contribuição vai continuar gravada no nosso coração e desejo que mesmo você encerrando sua missão, que não pare por aí, continue nos brindando com sua inteligência em outras missões. Parabéns!” ressaltou.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira e o certificado da mesma, Francisco José Mateus, agradeceu a todos pela presença. “É o momento muito feliz da minha vida e a presença de vocês aqui torna mais feliz. Saúdo na pessoa do vereador Idalmir Feitosa, os presentes na mesa. E a todos quero externar minha alegria por receber essa comenda. Faço uma saudação especial aos meus familiares. Inicio com muita alegria por minha saudosa mãe Celsa Mateus, mulher guerreira trabalhadora e que praticamente sozinha procurou proporcionar a mim e meu irmão o melhor que o suor do seu rosto poderia nos dar. Ela passou pra mim sua maior riqueza, a vontade de trabalhar, a honradez, o censo de justiça, a necessidade de estudar e o amor integral de mãe. Sei que nesse momento onde estiver está feliz. Agradeço a minha esposa e meus filhos pelo o apoio por minha trajetória profissional”, pontuou.

“Sei que muitos outros mereceriam a mencionada comenda, recebo com muita humildade e alegria. Em especial agradeço ao ilustre vereador Joaquim Rocha amigo dos tempos idos. Tem exercido o mandato com louvor sempre ao lado das pessoas mais carentes. Ao indicar meu nome para essa comenda, ele, com certeza, considerou além do entrelaçamento de nossa trajetória de vida, a paixão que sentiu por Fortaleza, nossa nova casa. Fui testemunha ocular do início do seu sonho de chegar a essa casa, quando de sua visita ao banco, para avaliarmos quais jaguaruanenses que moravam aqui para pedir seu voto, parecia um sonho distante, mas se tornou realidade”, comentou.

Enfatizou que com 41 anos de trajetória, passou a maioria na agência do Centro da cidade, e lá sempre buscou fomentar os negócios, “me tornei amigo de muitos empresários, sempre buscando mostrar o melhor caminho para seus empreendimentos. A Praça do Ferreira foi construída por Boticário Ferreira e hoje leva seu nome. Lá foi sempre o meu local para descanso na hora do almoço, sempre foi um local aconchegante. Atuando na agência da Major Facundo, ajudamos na execução do projeto do Banco Itaú para todas as grandes capitais, que foi eleger seu símbolo maior através do voto da população, aqui os fortalezenses elegeu a Praça do ferreira como seu símbolo maior, e eu fiz campanha,” comentou.

Lembrou que foi levado para a Abance e desde então criou uma amizade com vários profissionais mesmo de outras instituições. “Conheci donos de outros bancos. Na minha gestão como o primeiro bancário ao assumir a associação, adotamos as ações de revitalização do Centro de Fortaleza, juntamente com órgãos públicos, realizando encontros e seminários. A Abance ainda funciona na rua Pedro Borges e defende uma ação mais efetiva da Prefeitura para que a população, principalmente a mais nova, frequente o Centro e usufrua tudo que ele pode proporcionar, inclusive o lazer”, destacou.

No final, ele compartilhou a honrosa comenda com seus familiares, amigos particulares, amigos de trabalho, diretores e colaboradores da Abance. “Rogo a Deus que a ação do bem comum permaneça sempre viva em nossos corações para que sempre gere os benefícios para a população mais carente de Fortaleza,” finalizou.

Perfil

Francisco José Mateus, brasileiro, casado pai de três filhos. Nasceu em 28 de setembro de 1957, residente em Fortaleza, tem formação em Direito pela Universidade de Fortaleza, e Ciências Econômicas também pela Universidade de Fortaleza e Pós-graduação em Processos e Direito do Trabalho e Relações Internacionais, pela mesma instituição de ensino superior. Atualmente é Presidente da Associação de Bancos do Estado do Ceará.

Iniciou sua carreira em 1979 como bancário, exercendo o cargo de Escriturário na Agência 0366 do Banco Itaú, em Fortaleza-CE, sendo promovido a função de caixa após dois meses no Banco. Em 1980 foi promovido a chefe de bateria de caixa; Em 1982 a tesoureiro; em 1986 para a função de Assistente de Gerente Comercial; Em 1986 foi promovido para subgerente comercial. Já em 1987 foi promovido a Gerente Comercial Adjunto, onde passou a exercer a gestão de 120 funcionários em conjunto com o Gerente-Geral Nelmar do Rego Valença.

Em 1991 foi promovido a Gerente-Geral na Agência 1587, do Montese, quando inaugurou o novo prédio da agenda no mesmo ano. No ano de 1993, após excelente trabalho, retornou como Gerente Geral para maior agência do Itaú Estado do Ceara, a 0366. No mesmo ano ganhou o programa de desempenho do Itaú, juntamente com sua equipe, conquistando seu primeiro AGIR (Ação gerencial Itaú para resultados) e sua primeira viagem Internacional (Estados Unidos e México).

Em 2000, no seu último ano como Gerente-Geral Varejo da agência 0366 – Fortaleza, ganhou o 2° Programa de Desempenho Itaú — AGIR, e mais uma viagem Internacional para a Europa (Holanda, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Espanha). Em 2001 foi convidado pela Diretoria do Banco a se integrar e ajudar a criar um novo segmento no Banco (Plataforma Empresas ) para atendimento exclusivo a Pequenas e Medias Empresas no Estado. Inaugurou a 1ª Plataforma Empresa no Estado do Ceara -1338, na Aldeota, assumindo o cargo de Gerente Geral Empresa sendo uma das três implantadas no Nordeste, nesse ano.

Em 2006, como Gerente-Geral Empresa na Plataforma 1338 – Fortaleza Aldeota, ganhou novamente o 3° Programa de Desempenho Itaú — AGIR, e a 3ª viagem Internacional para os Estados Unidos e a Países da América Central. Em 2007 inaugurou a 2ª unidade de pessoa jurídica no Ceará, Plataforma 0366, no Centro de Fortaleza, gerenciou simultaneamente as duas plataformas. Em 2013 conquistou mais um premio AGIR na plataforma 0366, sendo o 4° na sua carreira, ganhando mais uma viagem internacional para Madri, Espanha, Marrocos e Marrakech.

Em 2014 foi transferido para a plataforma 8789 Fortaleza-Aldeota, e posteriormente em 2015 foi convidado a assumir a Plataforma 1602 Fortaleza – que fica na avenida Bezerra de Menezes onde atua até os dias de hoje. Em 2019 aconteceu um marco importante em sua carreira, completado em 25 de Maio deste ano, com louvor, os 40 anos de carreira bancaria, dispensados ao Banco Itaú UNIBANCO/SA.

A Associação de Bancos do Estado do Ceara é uma instituição sem fins econômicos, cujo objeto social e reunir os bancos e as demais instituições financeiras com atividade no Ceará, promover relações de cordialidade entre seus associados, manter intercambio de estudo entre as entidades de bancos e instituições financeiras, sustentar e defender perante o poder público os diretos e aspirações das instituições financeiras. Francisco José Mateus foi presidente da diretoria da entidade nos períodos de 2007 a 2010; 2012 a 2013; 2013 a 2016 e 2016 a 2019.

Ele também foi presidente do Sindicato dos Bancos dos Estados do Ceara, Maranhão e Piauí (Sindibanco) nos períodos de: 2009 a 2012; 2012 a 2015; 2015 a 2018 e 2018 a 2021. Também está a frente do Sindicato das Sociedades de Credito, Financiamento e Investimento do Estado do Ceara (SINDIFIN), sendo presidente da Diretoria nos Periodos: 2012 a 2015; 2015 a 2018 e 2018 a 2021. Ocupou também o cargo de diretor financeiro do Ideal Clube, no mandato de 2017 a 2019.

Fotos: André Lima