Período de chuvas exige cuidados da população

06/01/2020 - Anna Regadas

Com a aproximação da quadra chuvosa em Fortaleza, acende o sinal de alerta dos cuidados que todo cidadão deve ter para evitar inundações, deslizamentos, doenças e outros transtornos. No trânsito, a atenção também deve ser redobrada já que a chuva reduz a visibilidade dos motoristas, e pode aumentar o risco de acidentes. Na capital cearense, […]

Chuva - Foto: PMF

Na capital cearense, a Prefeitura criou um Comitê de Prevenção das Chuvas, para atuar na elaboração de estratégias, que visam diminuir os impactos das chuvas na capital cearense, através de ações preventivas como a limpeza e soluções de drenagem.

A equipe é formada pelo coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, a secretária de Infraestrutura, Manoela Nogueira e o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luciano Aguinelo.

O Comitê realiza o monitoramento constante das áreas sujeitas a alagamentos e inundações, e em reunião, que aconteceu no final de dezembro, a Prefeitura informou que as medidas para aumentar a capacidade de resposta diante de prováveis prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas já estão sendo tomadas. Dentre elas, o abastecimento da Defesa Civil com cestas básicas, mantas, redes, filtros, lonas, para acolher a população, em casos de enchentes. Através do 190 também é possível fazer denúncias e oferecer ajuda com doações de materiais.

Para além das ações do Executivo, a população também deve adotar alguns cuidados para diminuir os impactos do fenômeno meteorológico, principalmente com relação ao descarte de lixo. Ao jogar lixo em locais inadequados as galerias e bocas de lobo ficam entupidas e além de obstruir a passagem da água ocasionam doenças. Dessa forma, é orientado que a população descarte o lixo apenas nos dias das coletas e nos locais adequados, prevenindo alagamentos.

Nesse período a população também fica mais vulnerável às doenças de veiculação hídrica, aquelas transmitidas pela água contaminada por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Mesmo a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, faz mais vítimas no período das chuvas. Isso porque o ovo do mosquito, que resiste até um ano em ambiente seco, eclode em água parada, empoçada, acumulada em recipientes ou armazenada, situação mais frequente com a ocorrência de chuvas.

E para prevenir, é preciso rigor nos cuidados ambientais e nos hábitos saudáveis para que essas enfermidades não se manifestem em grande escala.

Saiba como se prevenir nesse período:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete;
  • Não deixar acumular lixo em casa e acondicioná-lo em sacos fechados e longe do chão para evitar a proliferação de ratos;
  • Eliminar todos os pontos de acúmulo de água após as chuvas por causa da multiplicação do mosquito da dengue;
  • Lavar e desinfetar com água sanitária o chão, móveis, utensílios domésticos e a caixa d’água (200 ml de água sanitária para 20 litros de água);
  • Proteger a caixa d’água, potes e quartinhas com tela e touca para evitar a entrada do mosquito;
  • Não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo;
  • Limpar os quintais e a desobstrução dos canais pluviais no entorno das residências.

Cuidados no Trânsito

As chuvas podem ocasionar alagamentos, buracos, trânsito lento, pouca visibilidade e para evitar qualquer tipo de acidente é preciso tomar alguns cuidados tanto na direção, como na manutenção do veículo. O condutor deve primeiro observar se o veículo está em condições mecânicas favoráveis para ser utilizado.

Em pistas escorregadias, o motorista deverá reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo à frente. Além disso, é sugerido que o condutor, ao atravessar poças, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Mas “no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar”. Outra dica de segurança determina que o automóvel esteja, por todo o percurso, com faróis baixos ligados, a fim de aumentar a visibilidade do veículo.