Projeto “Infância Protegida” já passa dos 42 mil inscritos

01/01/2020 - Anna Regadas

O projeto “Infância Protegida”, uma parceria da Câmara Municipal com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), já alcançou mais de 42 mil inscritos. A iniciativa oferece um curso de extensão gratuito a fim de capacitar profissionais para atuarem como agentes de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes. A […]

A capacitação é de 140 horas/aula na modalidade Ensino a Distância (EAD) e acontece entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Durante as aulas serão discutidos temas como: “A proteção da vítima e a responsabilização do agressor”; “O papel da família, da sociedade e do Estado na prevenção da violência sexual”; e “Fluxo de proteção e responsabilização dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site fdr.org.br/uane.

A ideia é que os conteúdos sejam propagados e que a iniciativa fortaleça a campanha nacional de promoção de uma cultura de não-violência, de paz e de respeito aos direitos humanos, bem como, capacite os profissionais para atuarem na prevenção e no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O projeto tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Sobre o curso:

• 12 fascículos impressos encartados no jornal O Povo, durante as segundas-feiras, de 21 de outubro a 6 de janeiro;
  • 12 videoaulas de 15 minutos, cada, a serem exibidas na TV O POVO às terças-feiras, de 22 de outubro a 7 de janeiro, às 19 horas, com reprise todas as quintas-feiras no mesmo horário;
  • 12 radioaulas de uma hora de duração, cada, veiculadas aos sábados, na rádio O POVO/CBN AM 1010, de 26 de outubro a 11 de janeiro, das 9 horas às 10 horas;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que vai agregar todo o conteúdo listado acima para facilitar o acesso do aluno ao material no horário mais conveniente.

Após finalizado o curso, será lançada em janeiro uma revista reunindo as ações desenvolvidas por meio da participação dos principais atores e temas discutidos, além das conclusões e resultados alcançados. Os participantes que obtiverem nota mínima exigida receberão certificado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).