Legislativo realiza velório do ex-vereador José do Carmo

18/12/2019 - Silmara Cavalcante

Está sendo velado, na Câmara Municipal de Fortaleza, o corpo do ex-vereador e atual presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), José de Carmo Gondim. O velório teve início às 18 horas no Plenário Fausto Arruda. A missa de corpo presente será amanhã (4), às 9 horas, também no plenário do Legislativo e […]

Está sendo velado, na Câmara Municipal de Fortaleza, o corpo do ex-vereador e atual presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), José de Carmo Gondim. O velório teve início às 18 horas no Plenário Fausto Arruda. A missa de corpo presente será amanhã (4), às 9 horas, também no plenário do Legislativo e em seguida o sepultamento ocorrerá no cemitério São João Batista, localizado na Rua Padre Mororó, s/n, Centro.

Zé do Carmo, como era conhecido, tinha 82 anos, era natural de São Gonçalo do Amarante e graduado em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Mecânica e de Segurança do Trabalho. Exerceu a atividade de magistério, como professor de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica na Universidade de Fortaleza.

Vereador por três mandatos, ocupando a vice-presidência da Câmara Municipal por cinco vezes, foi um dos políticos mais atuantes no bairro Bom Jardim. Admirado por seus colegas e pela população de Fortaleza, ocupou cargos públicos como o de oficial de Gabinete do Ministro de Transportes, chefe do Setor de Engenharia e Segurança Industrial, chefe dos Departamentos de Assistência ao Ferroviário e de Administração da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), assistente da Superintendência de Fortaleza e da Regional-Recife, além da Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, Samuel Dias, esteve presente no plenário da Câmara Municipal e ressaltou que o falecimento do ex-vereador Zé do Carmo é uma grande perda para a cidade e a administração pública.

“Ele era exemplo de funcionário público, desempenhava muito bem seu papel, mesmo já tendo uma idade avançada. Participava de todas as discussões, como se jovem fosse, contribuindo com ideias inovadoras, entendendo os processos e estava levando muito bem a direção da Etufor”, disse o secretário.

Já a vereadora Marília do Posto (PRP) lamentou a morte do colega e amigo. “José do Carmo era um lutador do povo, principalmente para os moradores do Bom Jardim. Como parlamentar ele desempenhou um trabalho belíssimo na área da saúde. Hoje meu coração está partido e esse é um momento de muita tristeza, pois perco um amigo e um grande político”, comentou.

O irmão de José do Carmo, Ari Gondim, também manifestou tristeza e ressaltou o homem dedicado à família e aos princípios da igreja.

“Ele era uma pessoa muito religiosa, foi fundador do Terço do Homens na igreja de São Benedito e cumpria com os princípios da igreja. Meu irmão nos deixa uma falta enorme”, disse Ari ainda com voz embargada.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), decretou luto oficial por três dias no Legislativo.

Foto: André Lima.