Movimento Vidas realiza oficinas com jovens do bairro Aerolândia com foco na prevenção às drogas

22/11/2019 - admin

Crianças e adolescentes de bairros do entorno da Aerolândia recebem nesta semana as oficinas previstas no projeto Movimento Vidas. As atividades abrangem aulas de DJ e grafitagem, em que os facilitadores ensinam as técnicas básicas sobre as modalidades e ainda estimulam discussões sobre a prevenção ao uso de drogas. O projeto é uma parceria entre […]

Crianças e adolescentes de bairros do entorno da Aerolândia recebem nesta semana as oficinas previstas no projeto Movimento Vidas. As atividades abrangem aulas de DJ e grafitagem, em que os facilitadores ensinam as técnicas básicas sobre as modalidades e ainda estimulam discussões sobre a prevenção ao uso de drogas. O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com realização do Sistema Verdes Mares.

Os jovens são sensibilizados a participar das atividades em escolas, entidades religiosas e equipamentos públicos do entorno. A região do bairro Aerolândia é a terceira a receber as ações do projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Antes, o movimento passou pelo Conjunto Esperança e pelo Bairro Ellery. Estão previstas ainda atividades em outros dois bairros até o fim deste ano.

A proposta das oficinas é se aproximar dos jovens para debater a questão do uso de drogas, permitindo que os participantes encontrem caminhos alternativos e viáveis ao uso das substâncias. As crianças e os adolescentes também são estimulados a apresentarem soluções para o problema. Essas ideias são colhidas pela equipe do Movimento Vidas e podem, no futuro, servir de base para a criação de matérias legislativas sobre o tema.

Dia D

Ao final das atividades, os participantes vão apresentar o resultado das oficinas durante o Dia D do projeto, que ocorre no próximo sábado (23), no Mercado da Aerolândia, a partir das 9 horas. O evento contará ainda com a presença do hair designer Nazareno Maio, conhecido como cabeleireiro das celebridades, e o compositor Jota Reis, autor de sucessos na voz de Wesley Safadão. Entre as músicas compostas por ele, estão “Camarote”, “Sou Ciumento Mesmo” e “Segunda Opção”.

Os convidados especiais participarão de uma roda de conversa com os jovens da região, falando sobre a trajetória de vida deles. A iniciativa tem o objetivo de apresentar histórias de vidas vencedoras que possam inspirar novos caminhos para a juventude, sem passar pelo uso do uso de álcool e outras drogas.

Durante o evento, o projeto também oferta serviços à comunidade, como corte de cabelo, emissão do passe livre do idoso e atendimento médico. Os bairros que receberão a ação foram definidos por sorteio, levando em consideração a grau de vulnerabilidade da região, a partir dos dados de violência e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além das ações nos bairros, direcionadas aos jovens, o Movimento Vidas conta ainda com um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de 40 horas/aula, voltado para formação de agentes sociais e outros multiplicadores, com inscrições gratuitas pelo site diariodonordeste.com.br/movimentovidas.

Programação das oficinas:

• Oficinas de grafitti

Quarta-feira (20)
Onde: Escola Circulista Bom Jesus (Rua Capitão Olavo, s/n – Alto da Balança)
Horário: 7h30min / 13h30min

Quinta-feira (21)
Onde: Escola Municipal Yolanda Queiroz (Rua Capitão Aragão, 864 – Alto da Balança)
Horário: 13h30min

• Oficinas de DJ

Sexta-feira (22)
Onde: Escola Estadual Maria da Conceição Porfírio Teles (Rua Monte Cristo, 144 – Aerolândia)
Horário: 7h30min