Dr. Porto destaca alguns pontos do Projeto Lei Orçamentário Anual (PLOA 2020)

21/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante a realização do grande expediente desta quinta-feira, 21, o vereador Dr. Porto (PRTB), agradeceu ao presidente da Comissão de Orçamento da CMFor, vereador Renan Colares (PDT), por ter sido escolhido como relator do Projeto Lei Orçamentário Anual (PLOA 2020). Dr. Porto destacou a missão e os desafios com o trabalho da relatoria e pontuou […]

Dr. Porto destacou a missão e os desafios com o trabalho da relatoria e pontuou sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza na elaboração da peça orçamentária para o ano de 2020. O vereador relatou que já foi feito uma reunião no último dia 7, na sede da SER II e uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 14, para debater sobre a LOA 2020.

O vereador ainda destacou que na preparação do projeto foram realizadas 7 assembleias preparatórias; cerca de 7.862 pessoas participaram pelo site do “Fortaleza Participa”; 1.481 propostas foram cadastradas; ao todo foram 19.574 votos e 77 propostas priorizadas. Segundo Dr. Porto o setor que recebeu mais indicações da população para investimentos, foi a área de Infraestrutura, acompanhado de esporte lazer e habitação.

Pontuando sobre os investimentos da LOA 2020, Dr. Porto destacou os investimentos na área da saúde e educação que receberão respectivamente 27% e 26% do orçamento. Dentre as metas prioritárias, o vereador relatou que serão construídas 14 novas areninhas; 42 Centro Integrados de Educação; dois novos CUCAS. Reforma de 10 postos de saúde; implantação de duas unidades básica de saúde e duas policlínicas. “A gente não paparia aqui de enumerar tantas obras que o governo está fazendo e tanto bem que está fazendo à população”, disse.

O parlamentar destacou a inovação no processo de apresentação das emendas dos parlamentares que passarão a ser apresentadas digitalmente, aumentando a transparência para os vereadores e população.

I Mutirão do Diabetes

Finalizando, Dr. Porto informou que no próximo sábado, 23, das 8h às 13h, será realizado no Hospital Geral de Fortaleza, o I Mutirão do Diabetes que terá como tema “Mutirão do Diabetes de Fortaleza, Todos de Olho no Diabetes”.

Os serviços ofertados pelo mutirão serão: Fotocoagulação a laser; Orientação com endocrinologistas, nefrologistas e educadores físicos; testes laboratoriais e educação sobre as complicações e controle do diabetes. Ao todo serão distribuídas 3 mil senhas de atendimento.

Foto: Érika Fonseca