Vereadores autorizam criação de 654 novas vagas para a saúde em Fortaleza

20/11/2019 - admin

A Câmara Municipal de Fortaleza autorizou a criação de 654 novas vagas para atendimento médico na rede municipal de saúde. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), assinou a redação final do texto e encaminhou para a Prefeitura de Fortaleza nesta quarta-feira (20). A medida foi aprovada durante a sessão plenária da última terça-feira (19), […]

19.11.2019

A Câmara Municipal de Fortaleza autorizou a criação de 654 novas vagas para atendimento médico na rede municipal de saúde. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), assinou a redação final do texto e encaminhou para a Prefeitura de Fortaleza nesta quarta-feira (20). A medida foi aprovada durante a sessão plenária da última terça-feira (19), com 23 votos favoráveis.

Dessas vagas, 147 são só para médicos que vão fortalecer o atendimento no Instituto Dr. José Frota (IJF). Outros 54 novos médicos devem atuar em toda a rede, como os Frotinhas e os Gonzaguinhas.

“Esta gestão honra com o compromisso de valorizar a saúde acrescendo o quadro de profissionais, extremamente necessários à expansão do Instituto Doutor José Frota (IJF), trazendo para esta municipalidade uma nova percepção de atendimento dos casos de alta complexidade, bem como o funcionamento regular das demandas internas e administrativas que também fazem parte do serviço prestado… Estudos internos realizados indicaram a necessidade de criação de 600 (seiscentos) cargos para dar cumprimento a este dever público”, justifica o prefeito Roberto Cláudio na mensagem encaminhada ao Legislativo.

A matéria foi aprovada em regime de urgência e toda a tramitação foi concluída em apenas seis dias. “Isso mostra o compromisso de todos que fazem a Câmara Municipal com o bem-estar do cidadão de Fortaleza e com a garantia de um atendimento médico público de qualidade na nossa cidade”, destacou o presidente Antônio Henrique.

A autorização permitiu ainda a criação de vagas para outras 18 especialidades que devem contribuir para o atendimento no IJF, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais.

Esses profissionais poderão ser convocados a partir do último concurso realizado pela Prefeitura para vagas na área da saúde. Após chamar os remanescentes, o prefeito Roberto Claudio também convocará um novo concurso público para garantir que todos esses postos de trabalho sejam ocupados na rede do município.