Guilherme explana sobre a reforma administrativa do serviço público proposto pelo Governo Federal

05/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante o Grande Expediente desta terça-feira, 5, o vereador Guilherme Sampaio (PT) realizou uma explanação sobre a reforma do funcionalismo público proposta pelo governo Federal. “Nesse caminho traçado pelo Governo Federal, especialmente nos estados que concentram a maior parte da população pobre do país, estarão condenados a perpetuar as desigualdades por gerações”, disse. Guilherme chama […]

05.11.2019

Guilherme chama atenção de seus pares na Casa sobre o tema que, segundo o vereador, pode trazer problemas na capacidade de produzir justiça social e na prestação de serviços básicos.

Guilherme salientou que a proposta apresentada pelo governo em Brasília, visa acabar com a estabilidade dos novos servidores públicos que assumirem a partir de agora. Ainda segundo o parlamentar, o pacote apresentado pelo governo Bolsonaro “é um verdadeiro desmonte do estado brasileiro”, pontuou.

O vereador ainda denunciou que o governo Federal realiza uma linguagem de “chantagem” onde promete entregar mais recursos para estados e municípios se os mesmos, através de suas bancadas, garantam aprovação de matérias do governo.

Em sua fala, o parlamentar elencou alguns problemas com a possibilidade da falta de estabilidade de algumas categorias do serviço público. “Imagine você que é professor da rede municipal, sem estabilidade, vindo protestar aqui por reajuste salarial que pelo menos possa cobrir a inflação”, afirmou

Outro ponto da reforma administrativa do funcionalismo público destacado pelo vereador, é a possibilidade da redução da carga horária de trabalho para a reduzir o salário. Guilherme também destacou pontos sobre a possibilidade de mudanças no estágio probatório dos servidores que, segundo ele, pode passar dos atuais três anos para seis ou sete anos. “Querem manter os servidores públicos vulneráveis em relação ao governo de plantão”, disse.

Finalizando, Guilherme voltou a chamar atenção de todos para a discussão sobre o tema e destacou a necessidade de criar caminhos para sair dessa situação. “Cabe a nós que exercemos uma pequena parcela de poder, criarmos um caminho para sair desse encalacrado”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca.