Ronivaldo destaca aumento de desigualdades sociais no Brasil

29/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em pronunciamento realizado durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Fortaleza desta terça-feira, 29, o vereador Ronivaldo (PT) fez uma explanação sobre o avanço acelerado das desigualdades sociais no Brasil. O vereador destacou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que a renda do grupo dos mais ricos do Brasil subiu […]

29.10.2019

Em pronunciamento realizado durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Fortaleza desta terça-feira, 29, o vereador Ronivaldo (PT) fez uma explanação sobre o avanço acelerado das desigualdades sociais no Brasil. O vereador destacou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que a renda do grupo dos mais ricos do Brasil subiu cerca de 9%, enquanto que a renda dos mais pobres do país diminuiu 3,2%.

“Isso já é resultado da política econômica iniciada pelo governo do ex-presidente Temer e que tá tendo continuidade no governo Bolsonaro”. Ronivaldo afirma que os dados apresentados pelo IBGE têm como base a Pesquisa Mensal por Amostra de Domicílios (Pnad), onde apontam que as desigualdades no Brasil, desde 2012, só vem aumentando ano após ano. O vereador enfatizou que muitas conquistas vem sendo retiradas pelo atual governo.

O parlamentar ainda relatou o aumento do emprego informal devido o aumento do desemprego no Brasil. “Precisamos tratar desse tema. Na verdade no Brasil temos uma usina de vidas miseráveis”, disse.

Ronivaldo ainda lamentou ainda o corte de cerca de 400 mil famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Para finalizar o vereador fez um breve comentário sobre a situação do Chile. Segundo ele, em entrevista o ministro da economia Paulo Guedes, afirmou que o Chile era a ‘Suíça latino-americana’, mas a economia não cresceu levando o país a enfrentar dificuldades.

Foto: Érika Fonseca