Movimento Vidas chega ao Conjunto Esperança e emociona o público

26/10/2019 - Silmara Cavalcante

Crianças, adolescentes e moradores do bairro Conjunto Esperança receberam, na manhã deste sábado (26), a presença de vereadores, autoridades, Leonardo Souza (Suricate Seboso) e o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol Dunga. O Movimento Vidas tem o objetivo apresentar histórias de vidas vencedoras que possam inspirar novos caminhos para a juventude, sem passar pelo uso […]

Crianças, adolescentes e moradores do bairro Conjunto Esperança receberam, na manhã deste sábado (26), a presença de vereadores, autoridades, Leonardo Souza (Suricate Seboso) e o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol Dunga. O Movimento Vidas tem o objetivo apresentar histórias de vidas vencedoras que possam inspirar novos caminhos para a juventude, sem passar pelo uso de álcool e outras drogas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com realização do Sistema Verdes Mares.

“Estamos aqui para falar que vocês podem vencer na vida sem enveredar pelo caminho das drogas, sem fazer o uso de drogas lícitas ou ilícitas.  Por que essas drogas só levam à morte. Muitas vezes quando não levam à morte, levam à cadeia, ao presídio, e nós queremos nossos jovens com a vida saudável, crescendo e obtendo sucesso, disse o presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT).

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, explicou que o projeto foi criado para ofertar novas oportunidades aos jovens. “Esse projeto nasceu com o objetivo de aproximar os poderes legislativos da população. O que fazer para vereadores e deputados estarem mais perto do povo? Essa ação responde isso. A ideia é que os jovens possam conhecer caminhos longe das drogas”, explicou o vereador.

Durante toda a manhã, o evento ofereceu uma série de serviços à população, como o rastreamento de hipertensão e diabetes, atendimento jurídico, atendimento da ouvidoria do Legislativo Municipal, corte de cabelo, emissão passe livre do idoso, Câmara Móvel com a Sala do Empreendedor e atendimento especializado de saúde. A cada Dia D, os jovens terão a oportunidade de apresentar os resultados das oficinas promovidas ao longo de toda a semana nos locais selecionados pelo projeto.

A Escola José Airton Teixeira – Distrito IV, passou a semana recebemos a aula de grafite e de DJ. Profissionais expuseram para os estudantes suas artes. Segundo a coordenadora da escola, Márcia Maria, foi muito bacana. “Os alunos abraçaram a ideia, se empolgaram e depois da aula eles puseram em prática, grafitaram o muro da escola. Então foi muito bacana e esperamos que outras oficinas como essas cheguem a nossa escola para abrilhantar a vida dos alunos”, disse.

Um dos convidados especiais do Movimento e que participou de uma roda de conversa foi o ex-técnico da Seleção Brasileira Dunga. O esportista respondeu a perguntas do público e expôs a sua trajetória como exemplo de vida aos jovens.

“Temos que preparar essa juventude para ficar na escola. Saber ouvir pai e mãe. A juventude está se perdendo muito com a internet. O básico, como bom dia, está sendo esquecido. Os jovens têm que entender a importância de pessoas como o professor e a família. Essa ação dos poderes Legislativos cria esse ambiente favorável para oportunidades. Muitas ações são voltadas apenas para um nicho. Aqui, pais e filhos participam de forma igual”, ressaltou Dunga.

O evento contou com uma arena, onde aconteceu uma roda de conversa, sob o comando do apresentador Dan Viana do “Se Liga” da TV Verdes Mares. No local, convidados especiais compartilharam trajetórias bem-sucedidas em áreas como educação, esporte, cultura, empreendedorismo.

O próximo encontro já tem local definido, será no bairro Ellery. Ao todo, serão cinco encontros realizados em diferentes bairros de Fortaleza até o fim deste ano. Realizado aos sábados, o evento encerra as ações de mobilização promovidas pelo projeto a partir de rodas de conversa e oficinas de DJ e grafitagem, realizadas em escolas, igrejas e equipamentos públicos com foco na prevenção ao uso de drogas.

O Movimento Vidas foi lançado no último dia 21 de outubro, durante o Seminário de Formação de Multiplicadores, realizado no Teatro São José. O lançamento contou com palestras de Jackson Sampaio, professor titular em Saúde Pública e reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e do poeta Bráulio Bessa. Além das ações nos bairros da Capital, o projeto prevê ainda um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) voltado para formação de agentes sociais e multiplicadores, com inscrições gratuitas pelo site: http://www.diariodonordeste.com.br/movimentovidas.

Ações do projeto Movimento Vidas no Conjunto Esperança

Fotos: Mateus Dantas