Economia em movimento: empreendedorismo em ação

25/10/2019 - Adriana Albuquerque

Uma história que completa 10 anos e que vem transformando a vida de muitos brasileiros. O Programa Microempreendedor Individual (MEI) ganhou espaço no cenário econômico das cidades brasileiras e comemora a marca de mais de 8 milhões de trabalhadores autônomos formalizados. Uma realidade que retrata o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade de Fortaleza, […]

Uma realidade que retrata o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade de Fortaleza, iniciado pelas mãos da Câmara Municipal de Fortaleza, que em 2009 inaugurou a primeira Sala do Empreendedor em Casas Legislativas, e desde então vem ganhando destaque na política de geração de emprego e renda.

Esta política conta com a atuação de um projeto muito conhecido pelos empreendedores, a Feira de Negócios. As ações vem com um incentivo aos pequenos negócios e impulsiona a economia da cidade. E um dos pontos de paradas dos empreendedores mensalmente é na Câmara Municipal de Fortaleza.

Falar do MEI é contar a história de mulheres e homens que descobriram na atividade autônoma uma nova forma de viver profissionalmente. Como fala a professora e doceira, Silvana Bento. Empreendedora do ramo de confeitaria, aos 50 anos, a educadora decidiu exercer outra profissão, apostando na sua paixão por doces, criando a Lis Cakes.

Silvana Bento lembra das dificuldades do mercado e de como empreender vem sendo uma decisão acertada. O negócio começou com o registro no MEI e depois a divulgação do trabalho pela redes sociais (@lis_doceria) e do apoio das Feiras de Negócio na consolidação da marca e na conquista de novos clientes.

Sucesso atestado também pela empreendedora Mayane, do ramo de artigos de beleza, que reforça a importância de ações no incentivo à geração de renda, principalmente para os pequenos negócios, que muitas vezes iniciam as suas atividades com pouco investimento.

Ao falar do inicio da carreira, Mayane lembra de uma banquinha com poucos produtos, mas que não desaminou e hoje ao participar das Feiras falta espaço para expor a grande variedade de produtos. O seu trabalho também pode se conferido no Instagram (@maystoreab). No meio digital a empreendedora, além de apresentar os seus produtos, mostra maneira de utilizar os artigos com tutoriais de maquiagem.

Para participar do Programa Microempreendedor Individual basta procurar uma Sala do Empreendedor mais perto de vocês. A Câmara Municipal de Fortaleza disponibiliza o serviço por meio da Central da Cidadania. Faça uma visita a sede do Legislativo e tire todas as suas dúvidas sobre a formalização do seu negócio.

Serviço:

Sala do Empreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza