Portas abertas: Legislativo recebe visita de alunos de Russas

01/10/2019 - Adriana Albuquerque

No Dia do Vereador, comemorado em 1º de Outubro, a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a visita dos alunos da Escola Municipal Inácio Barros Neto, do município de Russas. O momento, coordenado pela Ouvidoria e o Departamento de Cerimonial da CMFor, contou com uma visita guiada à departamentos da Casa, dentre eles, Biblioteca e o […]

01.10.2019

No Dia do Vereador, comemorado em 1º de Outubro, a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a visita dos alunos da Escola Municipal Inácio Barros Neto, do município de Russas. O momento, coordenado pela Ouvidoria e o Departamento de Cerimonial da CMFor, contou com uma visita guiada à departamentos da Casa, dentre eles, Biblioteca e o Arquivo, além da Galeria do Povo Dom Helder Câmara, anexa ao plenário Fausto Arruda.

A comitiva formada por professores, alunos e pais conheceu um pouco da história do Legislativo e a importância de uma formação politica para além das salas de aula. “Essas visitas que os alunos vem fazendo à Câmara Municipal de Fortaleza são um exercício de cidadania. Os alunos conhecem o funcionamento da Casa Legislativa, o papel do vereador e isso movimenta a conscientização na escolha dos representantes. É importante conhecer o Legislativo Municipal para que no futuro possam tomar decisões em relação ao voto e escolher os representantes da nossa cidade”, destacou o servidor da Ouvidoria da CMFor, Ubiratan Andrade.

Para o coordenador do Ensino Fundamental II da Escola Inácio Barros Neto, Geova Jonathan reforçou a vivencia prática dos ensinamentos ministrados na sala de aula. “Nós vemos muito dentro da sala de aula a questão teórica de como funciona os poderes, como são formuladas as leis, mas está num espaço de vivencias e memórias, os alunos conseguem se deparar com a teoria da sala de aula. Uma experiência muito importante na formação como cidadão”, destacou.

01.10.2019
Foto: Érika Fonseca

Para Marina Nogueira, estudante do 9º ano, a experiência reforça o trabalho que os professores vem realizando em sala de aula na formação política. “Esse momento ajuda a direcionar no voto, ter consciência do que você está fazendo e em quem você está votando”, destacou a adolescente.

“Quero agradecer a Câmara por proporcionar esse momento à esse grupo de adolescentes, que estão em fase de formação de opinião, próximo a se tornarem eleitores. Estamos fazendo esse trabalho de orientação pra que possamos ter uma sociedade com seus objetivos e destinos traçados por decisões tomadas por eles. Sair do ambiente escolar nós dá a oportunidade de conhecer aquilo que não tinha passado no imaginário desses alunos, na verdade é uma oportunidade de crescimento pessoal e intelectual”, destacou o diretor da Escola, Renan Coelho.

Fotos: Érika Fonseca