Câmara Municipal leva parlamentares ao Centro em comemoração ao Dia do Vereador

01/10/2019 - Anna Regadas

Com o objetivo de aproximar o Legislativo da população através do projeto “Nossa Voz Nossa Fortaleza”, a Câmara Municipal celebrou na manhã desta terça-feira, 1°, o Dia do Vereador na Praça do Ferreira. Além de proporcionar o encontro dos parlamentares com a sociedade, a fim de ouvir as suas demandas, o Legislativo ainda ofertou uma […]

Com o objetivo de aproximar o Legislativo da população através do projeto “Nossa Voz Nossa Fortaleza”, a Câmara Municipal celebrou na manhã desta terça-feira, 1°, o Dia do Vereador na Praça do Ferreira. Além de proporcionar o encontro dos parlamentares com a sociedade, a fim de ouvir as suas demandas, o Legislativo ainda ofertou uma série de serviços e transmitiu a sessão ordinária por um telão na Praça. A ação começou às 8 horas e se estendeu até as 14 horas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), o trabalho do vereador é o de base, por isso, visitar o coração da cidade é mais uma forma de estar atento às demandas da população. “O meu intuito é o de aproximar a Câmara ao povo. Somos 43 vereadores e queremos que todos eles sejam os interlocutores da população e para isso é preciso ouvir as pessoas, e estar em contato com elas. Então hoje tivemos aqui a oportunidade de conversar e conhecer os seus reclames e levá-los à discussão em Plenário para tentarmos resolver, seja por meio de projeto, requerimento, ou mediando a situação junto ao Executivo”, afirmou.

Para a vereadora Larissa Gaspar (PT) o momento foi muito importante para aproximar os vereadores das pessoas que vivenciam a cidade. “A Praça do Ferreira é muito simbólica pois é o berço histórico da nossa capital, onde transitam muitas pessoas. E pudemos aqui ouvir as suas demandas, suas carências para levarmos essas discussões para dentro da Casa e buscarmos a melhor forma de encaminhar junto à prefeitura ou governo”.

O professor e vereador Evaldo Lima (PCdoB) parabenizou a presidência do Legislativo pela iniciativa e fez um resgate histórico de acontecimentos que marcaram a Praça do Ferreira. “Quero aqui parabenizar o presidente Antônio Henrique por trazer a Câmara no Dia do Vereador à Praça do Ferreira, que é uma espécie de capital da república. Foi aqui que o povo em barricadas derrubou a oligarquia Accioly, foi aqui que surgiram vários movimentos literários, acadêmicos, a padaria espiritual. Então a Praça do Ferreira é o espaço mais plural, diversificado e democrático da cidade e vereador é exatamente isso, a palavra vem de vereda, que é de caminho, trilha e verear quer dizer caminhar e você caminha melhor no coração da cidade”, afirmou.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, a presença dos vereadores no centro capital, faz com que o Legislativo retrate melhor os anseios da população. “Pelo preceito constitucional, o poder emana do povo e em nome dele é exercido. Então esse Poder chegando mais perto da população, faz com que o Legislativo, certamente, retrate melhor os anseios do povo”, disse.

O vereador Sargento Reginauro (sem partido) avaliou como fundamental a presença dos vereadores no centro da capital. “Acho até que podíamos vir mais vezes e não apenas de forma comemorativa, mas de forma legislativa, republicana, fazendo o verdadeiro exercício da democracia que é essa participação popular. Trazer os vereadores, que são o elo mais próximo político de relação com o povo para o centro da cidade e coração de Fortaleza. E estou disposto a propor que a gente volte mais vezes colocando a disposição todos os vereadores à população para que a gente possa ouvir a suas demandas”, sugeriu o parlamentar.

A moradora do bairro Joaquim Távora, Maria Tereza de Barbosa estava de passagem pelo centro e aproveitou o momento para conversar com alguns parlamentares. “É muito bom esse momento pois eles saíram dos seus gabinetes para vir aqui atender o povo, ouvir os problemas e nós apresentamos uma demanda, da praça do bairro Joaquim Távora, que está abandonada. E ficaram de entrar em contato comigo para me informar se ela estava contemplada no pacote de obras da prefeitura”, relatou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores: Dr. Porto (PRTB), Adail Júnior (PDT), Raimundo Filho (PRTB), Frota Cavalcante (Podemos), Jorge Pinheiro (DC), Evaldo Costa (PRB), Gardel Rolim (PDT), Bá (PTC), Michel Lins (Cidadania), Ronivaldo (PT), Carlos Dutra (PDT), Ziêr Férrer (PDT), Mairton Félix (PDT) e Cláudia Gomes (PTC).

Fotos: Mateus Dantas

Dia do Vereador na Praça do Ferreira
Câmara Municipal leva parlamentares ao Centro em comemoração ao Dia do Vereador e oferta serviços para a população.