Dia do Vereador: Câmara leva serviços para a população na Praça do Ferreira

01/10/2019 - Anna Regadas

Aproximar o Poder Legislativo da população vem sendo a pauta constante dos vereadores de Fortaleza e mais uma ação no coração da cidade fortaleceu este vínculo. Nas comemorações do Dia do Vereador, na manhã desta terça-feira, 1º, a Câmara Municipal de Fortaleza levou os serviços da Central da Cidadania à Praça do Ferreira, com atendimentos […]

Aproximar o Poder Legislativo da população vem sendo a pauta constante dos vereadores de Fortaleza e mais uma ação no coração da cidade fortaleceu este vínculo. Nas comemorações do Dia do Vereador, na manhã desta terça-feira, 1º, a Câmara Municipal de Fortaleza levou os serviços da Central da Cidadania à Praça do Ferreira, com atendimentos da Ouvidoria, do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, da Autarquia Municipal de Trânsito e da Sala do Empreendedor, reforçando o papel do Legislativo na prestação de serviço à população. A ação faz parte do projeto Nossa Voz, Nossa Fortaleza.

A população teve acesso aos serviços do Microempreendedor Individual (Inscrição, confecção da Declaração Anual); consulta sobre questão jurídica no Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider; Ouvidoria da Câmara (reclamação ou sugestão para os parlamentares) e Autarquia Municipal de Trânsito – AMC (solicitação de semáforo, sinalização de trânsito, Certidão de Idoso, Certidão de Deficiente para estacionar em vagas especiais, apresentação de recurso para multas de trânsito). Além da biblioteca.

O diretor da Câmara, André Machado destaca que todos esses serviços são ofertados diariamente na sede do Legislativo Municipal, localizado na rua Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro.“É importante que as pessoas saibam que todos esses serviços são ofertados o ano todo na Câmara, e lá a população poderá abrir desde uma reclamação na AMC, como realizar sua inscrição no MEI, mas também conhecer a atividade parlamentar”, ressaltou.

Durante a ação, também foram ofertados os serviços da Agência de Fiscalização (Agefis) e do Procon. O livreiro Fernando Albuquerque, que trabalha há 35 anos na Praça do Ferreira, buscou atendimento no stand do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor para tratar sobre o corte de água na sua residência. “Vim aqui ao Procon, a respeito da Cagece pois minha água está cortada e acho um absurdo eles cobrarem o esgoto, que está mais de R$ 2 mil. Foi marcada uma audiência pro dia 10 para tentarmos resolver o problema”, afirmou.

A Ouvidora da Câmara Municipal, Carolina Feitosa falou sobre a importância de levar os serviços até a população. “A ouvidoria é um canal de comunicação no qual a população pode fazer sugestões, reclamações e hoje aqui percebemos o quanto a população ainda não conhece esse serviço. O vereador é a ponte entre o Executivo e a população e a ouvidoria é a ponte entre a população e o vereador, e pudemos passar o valor desse serviço que ofertamos. Isso faz com que a população se sinta cada vez mais próxima do Legislativo”, apontou.

Para a coordenadora da Central da Cidadania, Edna Lima, o momento foi bastante produtivo. “Esse momento é importante pois aqui nos esclarecemos a população sobre os procedimentos para a formalização do seu negócio, quais são as vantagens e benefícios de ser um microempreendedor individual, sobre a questão da aposentadoria e a procura no nosso stand tem sido grande”, destacou.

Caso você, cidadão, não conseguiu conhecer os serviços da Casa do Povo nesta ação na Praça do Ferreira, a Central da Cidadania funciona na sede do Legislativo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Mateus Dantas