Primeiro ano da Casa da Mulher Brasileira foi celebrado em sessão solene

26/09/2019 - Rochelle Nogueira

Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, a Câmara Municipal promoveu na tarde desta quinta-feira, 26, uma sessão solene. A vereadora Larissa Gaspar (PT), por meio do requerimento nº 3408/2019, propôs a solenidade. De acordo com a vereadora Larissa Gaspar (PT), o equipamento público é de fundamental importância […]

Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, a Câmara Municipal promoveu na tarde desta quinta-feira, 26, uma sessão solene. A vereadora Larissa Gaspar (PT), por meio do requerimento nº 3408/2019, propôs a solenidade.

De acordo com a vereadora Larissa Gaspar (PT), o equipamento público é de fundamental importância para que as mulheres tenham apoio e segurança na realização de suas denúncias, um diferencial no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“O programa foi desenhado pela presidenta Dilma quando lançou o programa ‘Mulher, viver sem violência’. A Casa da Mulher Brasileira era uma das estratégias dentro do programa. Um equipamento fundamental que oferece diversos serviços e acaba com a vitimização que as mulheres passavam tendo que ir em diversos órgãos, e a Casa oferece um atendimento multidisciplinar. Foi muita luta para a abertura em Fortaleza, reconheço o grande empenho do governador Camilo Santana que sem sua coragem e ousadia a Casa não estaria aberta”, evidenciou a vereadora.

Larissa Gaspar mostrou descontentamento com as políticas públicas voltadas paras as mulheres aplicadas pelo atual Governo Federal. “O atual Governo Federal não tem compromisso com a vida das mulheres. Protelou o quanto pôde a abertura desse equipamento, mas o governador Camilo Santana foi firme e a gente reconhece e agradece. Camilo Santana também anunciou a implantação de mais quatro Casas das Mulheres em nosso Estado, para garantir acolhimento e encaminhamento para as mulheres que vivem sob situação de violência”, relatou a parlamentar.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto, destacou o importante papel prestado pela Casa da Mulher no atendimento e acolhimento às mulheres. “A Casa da Mulher é um equipamento que veio para revolucionar o atendimento e o enfrentamento da violência que nós mulheres sofremos. As mulheres que chegam para serem atendidas, são encaminhadas ao psicossocial, onde é feito uma triagem humanizada e encaminhada para Delegacia, Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado. No período de 14 meses de funcionamento, já atendemos quase 28 mil mulheres em nosso Estado”, disse a coordenadora.

Composição da mesa: Vereadora Larissa Gaspar (PT); Ana Cláudia de Oliveira, promotora de justiça; Denise Aguiar, secretária executiva de mulheres; Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira; Daniele Mendonça, delegada titular da delegacia da defesa da mulher; Geridice Braga, supervisora do núcleo de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher reúne Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Prefeitura e estrutura do Juizado da Mulher de Fortaleza. Foi construída pelo Governo Federal, sendo administrada e custeada pelo Governo do Ceará. A unidade, que funciona 24 horas, fica localizada na rua Teles de Souza, s/n, esquina com rua Tabuleiro do Norte, bairro Couto Fernandes.

O foco da Casa é o atendimento a mulheres que sofrem qualquer tipo de violência de gênero, tais como: violência doméstica (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), assédio moral, assédio sexual, negligência, violência institucional, pornografia virtual, entre outras formas de violência. Ela integra no mesmo espaço serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos.

Novas unidades:

Governo do Ceará implantará unidades da Casa da Mulher Cearense nos municípios de Juazeiro do Norte, no Cariri, Sobral, na Região Norte, e Quixadá, no Sertão Central. A previsão é de que o equipamento no Cariri comece a ser construído ainda em 2019. A Casa da Mulher Cearense vai dispor de estrutura para atuação de Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, no mesmo ambiente destinado a acolher e a orientar as mulheres vítimas de violência doméstica. Cada Casa contará com um núcleo de estimulação econômica com capacitação e crédito para aquelas que desejam abrir o próprio negócio.

Confira a sessão solene em nosso canal do Youtube?

Galeria de Fotos

Sessão Solene - Casa da Mulher Brasileira

Fotos: Evilázio Bezerra.