Jorge apresenta projetos que visam contribuir na prevenção ao suicídio

19/09/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso da Liderança Partidária, na sessão ordinária desta quinta-feira, 19, o vereador Jorge Pinheiro (DC) apresentou dois projetos de indicação que visam contribuir na prevenção ao suicídio. Um para que o Executivo instale barreiras Antissuicídio em todos os viadutos e pontes da cidade, e outro que dispõe sobre a instalação de placas nesses […]

19.09.2019

Ao fazer uso da Liderança Partidária, na sessão ordinária desta quinta-feira, 19, o vereador Jorge Pinheiro (DC) apresentou dois projetos de indicação que visam contribuir na prevenção ao suicídio. Um para que o Executivo instale barreiras Antissuicídio em todos os viadutos e pontes da cidade, e outro que dispõe sobre a instalação de placas nesses locais com a frase “Você não está sozinho”.

“Nós apresentamos dois projetos de indicação que sugerem ao Poder Executivo, que em todos os viadutos e pontes sejam colocadas barreiras anti suicídios e instaladas placas, com frases como ‘Você não esta sozinho!’. Outro projeto é para que anualmente seja incluída como uma das ações da Campanha Setembro Amarelo, a realização de audiência pública para debater e avaliar o plano municipal e as ações do Executivo voltadas para a prevenção ao suicídio. Precisamos combater este mal que assola a nossa sociedade e nos unir nesta causa”, afirmou.

Jorge relatou que esteve hoje mais cedo promovendo mais uma ação da campanha “Setembro Amarelo”, dessa vez no Centro Comunitário do São Vicente. “Fomos conversar com os idosos, que vão todas as terças e quintas para o centro comunitário, e lá participam de atividades começando pelo café da manhã, passando por um momento de espiritualidade, depois dançando um forró e finalizando com o almoço. E lá tive a oportunidade de falar para cerca de 100 pessoas sobre a importância da vida”, informou.

De acordo com Jorge, a cada dez pessoas que tentam suicídio, nove podem ser salvas. O parlamentar reforçou a importância de ações de prevenção, reforçando o apoio que as pessoas podem dar, se dispondo a ouvir e estar presente sem fazer julgamentos e denominar a dor do próximo como frescura. O parlamentar lembrou que existe um serviço gratuito, o disque 188, que funciona 24 horas e realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone.

Foto: Érika Fonseca