Medalha Paulo Freire é entregue aos educadores Idilvan Alencar, Dalila Saldanha e Lucidalva Bacelar

19/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quinta-feira (19), para a entrega da Medalha Paulo Freire ao Senhor Antônio Idilvan Lima Alencar, à Senhora Dalila Saldanha de Freitas e à Senhora Lucidalva Pereira Bacelar, propostas pela Comissão Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação e a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quinta-feira (19), para a entrega da Medalha Paulo Freire ao Senhor Antônio Idilvan Lima Alencar, à Senhora Dalila Saldanha de Freitas e à Senhora Lucidalva Pereira Bacelar, propostas pela Comissão Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação e a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao sr. Idilvan Alencar, proposto pelo vereador Evaldo Lima.

A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique. A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: deputado estadual Acrísio Sena (PT); deputado Carlos Felipe (PCdoB); deputado Queiroz Filho (PDT); secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela; secretário de meio ambiente do Estado, Artur Bruno.

Em sua saudação aos homenageados e aos presentes, o vereador Evaldo Lima disse que uma onda conservadora atravessou o país e criou um sentimento de perplexidade, ao querer amordaçar a cátedra e pelos cortes de verbas na Educação. “Mas repito a fala do poeta; se for preciso mil vezes, nós professores seremos madeira que cupim não rói. Bem-vindos a essa casa para reverenciarmos Paulo Freire e homenagearmos essas três pessoas que tem grandes serviços prestados à Educação de Fortaleza. A Medalha concede aos agraciados a condição de benfeitores da educação e como presidente da Comissão tenho a honra de presidir essa sessão”, disse.

“É importante que realizemos essa cerimonia no parlamento pois essa casa é o lugar da polifonia urbana. Mesmo diante das adversidades sentimos o pensamento firme e vigoroso do pensamento de Paulo Freire, e hoje é dia do aniversário dele. Ele defende a Educação Libertadora, que tenha como primado a dialogicidade entre educando e educador. Se fosse vivo faria 99 anos. Essa data histórica será sempre lembrada pela Câmara, pois os vereadores aprovaram a resolução 1525/2018 que criou a medalha Paulo Freire. A comissão é muito plural, de pensamentos adversos, mas foi unânime na indicação dos homenageados de hoje. Além disso essa escolha passou por várias instituições”, ressaltou.

Evaldo pontuou que além da medalha Paulo Freire, será feita a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao deputado federal Idilvan Alencar. Concluindo sua fala leu as últimas palavras escritas pelo Paulo Freire, mostrando sua indignação com a morte do índio Galdino: “Que coisa estranha, brincar de matar índio, de matar gente. Fico a pensar aqui, mergulhado no abismo de uma profunda perplexidade, espantado diante da perversidade intolerável desses moços desgentificando-se, no ambiente em que decresceram em lugar de crescer (…) Tocaram fogo no corpo do índio como quem queima uma inutilidade. Um trapo imprestável. Para sua crueldade e seu gosto da morte, o índio não era um tu ou um ele. Era aquilo, aquela coisa ali. Uma espécie de sombra inferior no mundo. Inferior e incômoda, incômoda e ofensiva. E Viva Paulo Freire, viva a Educação, viva o povo brasileiro”, ressaltou.

Em seguida, o vereador fez a entrega da medalha aos três homenageados. Falou em nome dos agraciados a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. “Nos sentimos muito honrados por essa homenagem. No contexto atual, nosso empenho têm sido voltado para garantir o direito de aprender das crianças, jovens e adultos. Estamos empreendendo esforços com a implantação de uma educação comprometida. Temos que trabalhar por uma sociedade livre da opressão e da ignorância. Agradecemos essa homenagem e para finalizar deixo as palavras do nosso patrono, Paulo Freire, ‘a esperança faz parte de mim, como o ar que respiro’,” destacou.

O deputado Idilvan Alencar falou em nome do Título de Cidadão e da Medalha Paulo Freire. “A esse grupo aguerrido saúdo a presença, a parceria e o apoio de todos vocês. É um dia muito especial para mim. Os títulos muito me honram. Surge um turbilhão de emoções. Sinto-me feliz desde que decidi fazer Fortaleza meu lugar. Fortaleza fez morada em mim, sem desmerecer o Cariri. Aqui me sinto em casa. A capital cearense trouxe para mim amigos, valores. Aqui, de forma muito especial, despertou a paixão da Educação e o desejo e o cuidado dessa nobre pauta, Fortaleza me deu a origem do pertencimento. Trago aqui a lembrança de quando presidente do FNDE, ter contribuído para que muitas creches não fechassem. Hoje, Fortaleza é o primeiro lugar no Brasil em vagas nas creches,” comentou.

O homenageado disse que recebe as comendas como incentivo para continuar a lutar e vibrar pela Educação. “Paulo Freire nos ensinou a não nos conformarmos com a educação que oprime e baseado nesse princípio, hoje o Ceará é referência em todas as etapas. O Brasil inteiro respeita isso. Paulo Freire não é a primeira vez que é atacado, após o golpe de 64 ele foi preso e passou 16 anos no exílio. 40 anos depois ele sofre novos ataques pelas forças do atraso. Os ataques vem da desinformação dos ignorantes. Mas como ele dizia, ninguém nasce feito, é experimentando do mundo que nos fazemos. Realço minha gratidão e lembro da serenidade da minha primeira professora, minha mãe. E de tantas pessoas que estiveram comigo ao longo de minha trajetória. Muito obrigado a todos e a Câmara por essas homenagens”, concluiu.

Perfis

Antônio Idilvan de Lima Alencar nasceu no Cariri, na pequena cidade de Nova Olinda, filho de Evangelista Caboclo de Alencar e de Vicentina Pereira Lima de Alencar. Fez os estudos iniciais na Escola Estadual Padre Luís Filgueiras, que teve a sua mãe como primeira diretora, para depois estudar no Colégio Diocesano do Crato. Posteriormente, mudou sua residência para Fortaleza e aqui, na Morada Fortaleza, encontrou as condições favoráveis e apropriadas para a realização de seus projetos pessoais e profissionais.

Formou-se em Engenharia Civil, mas após a graduação deu meia volta e, seguindo a sua vocação para atividades ligadas a educação, mudou o rumo da sua carreira acadêmica, fazendo Especialização em Politica, Administração e Marketing, pela Fundação Carlos Vargas, e Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ocupou diferentes cargos na Administração Pública, com destaque para os cargos na área de educação, como o cargo de Secretário-Executivo da Secretaria de Educação do Ceará, o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Educação do Ceara e o cargo de Secretário de Educação do Ceara, além do cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Nesse período ocupou a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação e integrou o Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão ligado ao Ministério da Educação. Deputado Federal pelo PDT/CE.

Em 2018, foi agraciado com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. No exercício do cargo de Secretário de Educação do Estado do Ceará, Antônio Idilvan de Lima Alencar procurou desenvolver ações de incentivo ao ensino e a aprendizagem, na perspectiva de uma escola jovem.

Antônia Dalila Saldanha de Freitas nasceu na zona rural, no município de Quixeramobim/Ce, distrito de Uruquê, no dia 09 de julho de 1973. Filha de Raimundo Nunes de Freitas e Maria Perpétua Saldanha de Freitas, ambos agricultores. É a quinta filha de uma família de oito filhos. Casada ha 15 anos com Paulo Sérgio Medeiros Pinto e mãe de Bianca Maria Saldanha Medeiros. Residente em Fortaleza/Ce.

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG: Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-CE; Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral-CE.

Em 1994, assumiu o cargo de agente administrativa, através de concurso publico na UVA/Sobral, chegando a assumir a função de diretora adjunta do Departamento de Ensino e Graduação, onde permaneceu ate 1998. Neste mesmo ano, foi aprovada no concurso público para professora de matemática da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, tendo sido lotada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, no distrito de Taperuaba, Sobral/Ce. Atuou como professora e coordenadora pedagógica ate março de 2000.

No período de abril/2000 a janeiro/2002 coordenou a Agenda Formadora do PROFORMAÇÃO- Programa de Formação de Professores em Exercício, em nível médio Magistério, na modalidade a distancia – SEED/MEC/FUNDESCOLA e tambem atuou como coordenadora pedagógica no CERE José Euclides Ferreira Gomes (Cirao), Sobral/ Ce. Em 2002, mudou-se para Fortaleza para assumir novos desafios na Sede da Secretaria da Educação, exercendo o cargo de gerente de projetos, coordenadora administrativa e Secretaria Executiva da Educação do Ceara ate dezembro de 2016.

Em janeiro de 2017, assumiu o cargo de Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, onde permanece ate hoje. Considera Sobral sua segunda terra, pois foi nesta cidade que conseguiu sua tão sonhada formação em nível superior e também onde iniciou sua trajetória profissional na área pública educacional. É servidora pública por vocação, profissão que exerce com muito amor e compromisso. E acredita que a educação e o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Lucidalva Pereira Bacelar possui graduação em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente coordena a área de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e os cursos de Pós-Graduação em Educação da Faculdade ATENEU. Tem mestrado Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (2005 – 2008) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); Especialização em Gestão Escolar (2004), pela Universidade Estadual do Ceará; Especialização em Metodologia de Compreensão Existencial (1989 – 1991), pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduação em Pedagogia (1993 – 1996) pela Universidade Estadual do Ceará e Graduação em Letras (1979 – 1983) pela Universidade Estadual do Ceará.

Entre os cargos públicos que ocupou estão: a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios; Diretora da Escola Caic Maria Alves Carioca (1994-1999); Coordenadora Pedagógica da Escola César Campelo (1992 – 1995). Ingressou no serviço público em 1980 como professora com regime de dedicação exclusiva; Diretora de Ensino-CREDE2 (1999-2000 ); Diretora da Célula do Ensino Médio (2000-2002 ); Orientadora da Célula de Apoio a Gestão Escolar 2007 (2003- 2006) e atualmente ocupa o cargo de Orientadora da Célula de Programas e Projetos Estaduais.

Fotos: André Lima