Comissão de Saúde recebe IPM Saúde e sindicatos em reunião

17/09/2019 - Ana Clara Cabral

A Comissão de Saúde e Seguridade Social se reuniu na Câmara Municipal de Fortaleza na manhã de hoje, 17, para receber a atual gestão do IPM Saúde (Instituto de Previdência do Município), que apresentou o histórico das ações administrativas, situação financeira, resultados analíticos e comparativos dos exercícios contábeis dos últimos três anos e perspetivas contábeis […]

17.09.2019

A Comissão de Saúde e Seguridade Social se reuniu na Câmara Municipal de Fortaleza na manhã de hoje, 17, para receber a atual gestão do IPM Saúde (Instituto de Previdência do Município), que apresentou o histórico das ações administrativas, situação financeira, resultados analíticos e comparativos dos exercícios contábeis dos últimos três anos e perspetivas contábeis para o exercício atual. A ocasião foi atendida por meio de requerimento do vereador Dr. Eron Moreira (PP).

Estavam presentes na reunião, os vereadores Dr. Porto (PRTB), Marília do Posto (PRP), Cláudia Gomes (PTC), Eron Moreira (PP), Plácido Filho (PSDB) e Márcio Cruz (PSD), além da equipe diretora do IPM Saúde e representantes de sindicatos. “Sabemos que a saúde não é barata, exige investimentos pesados e precisamos de uma maneira de ter uma contrapartida, gestão compartilhada com os servidores, que são os principais interessados”, afirmou Dr. Eron.

O superintendente do IPM, Ricardo Santiago, assumiu a gestão a convite do prefeito Roberto Cláudio desde junho de 2017. Sobre a apresentação de hoje, “a gente pôde mostrar as evoluções que fizemos, as dificuldades, situação financeira e mostrar como o mercado funciona. Foi uma oportunidade também para a valorização do IPM pelos servidores”, explicou.

Dentre as novidades citadas pelo superintendente, foram destacadas a mudança da sistemática de atendimento odontológico, que facilita o agendamento de consultas; e a eliminação da cota de procedimentos, que reforçadas a regulação e auditoria, o servidor não tem limite de procedimentos a cumprir.

Anemery Ramalho, presidente do Sindicato dos Técnicos Tecnológicos e Auxiliares de Radiologia do Estado do Ceará, sugeriu que as explicações dadas também cheguem aos servidores. “Assim como eu não entendia, os servidores também não sabem. Pensávamos que a IMP Saúde era um plano de saúde, mas entendi que é um Programa de Assistência em Saúde para os servidores. Por causa disso, a partir de hoje penso em voltar a contribuir”, finalizou.

Dr. Eron Moreira ressaltou a importância do momento e afirmou esperar melhorias na gestão do IMP e na arrecadação. “Foi um momento muito rico. Fiquei satisfeito porque foi uma reunião aberta, filmada, com a presença de vereadores de base e oposição. Sindicalistas presentes elogiaram o trabalho do IPM e contaram seus depoimentos também como usuários”.

Foto: Érika Fonseca