CMFor realiza abertura dos trabalhos do 2º Período Legislativo

01/08/2019 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, sessão solene de abertura do 2º Período Legislativo da 18ª Legislatura do ano de 2019. A solenidade, iniciada na praça Barros Pinho com o hasteamento das bandeiras, foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT) e contou […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, sessão solene de abertura do 2º Período Legislativo da 18ª Legislatura do ano de 2019. A solenidade, iniciada na praça Barros Pinho com o hasteamento das bandeiras, foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT) e contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), do vice-prefeito Moroni Torgan, do Coronel Fernando Albano, do promotor de Justiça, Ricardo Lima, e outras autoridades.

Na ocasião, o presidente Antônio Henrique (PDT) utilizou a Tribuna para abrir os trabalhos do Legislativo, dando boas vindas aos secretários, autoridades e convidados, que se fizeram presentes e ressaltando a boa parceria institucional existente entre o Legislativo e o Executivo.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez um balanço das ações realizadas na cidade de Fortaleza, apresentando também os projetos que deverão ser encaminhados neste segundo semestre ao Legislativo para que possam ser apreciados pelos vereadores. Dentre as iniciativas, o gestor destacou a conclusão do Código da Cidade, o envio do Plano Diretor que regula o desenvolvimento urbano, e do orçamento de 2020.

“Nossa equipe está se debruçando sobre as emendas e faremos alguns vetos por erro de grafia, uma ou outra por inconstitucionalidade, mas de forma geral serão pouquíssimos vetos que vão ser encaminhados à Casa. E após concluída a votação, o presidente Antônio Henrique sugeriu a produção de documento sobre o novo Código da Cidade para que possamos encaminhar esse novo manual da cidade à todos os sindicatos, entidades, e instituições, a fim de que possam saber quais serão os seus direitos e deveres”, destacou.

Sobre o Plano Diretor, o prefeito informou que em parceria com o Legislativo será divulgada uma agenda de participação popular. O gestor destacou que a ideia é que o projeto seja melhorado através de debates no ambiente comunitário e garantiu que a discussão se dará em pelo menos 39 fóruns territoriais, com a participação de entidades e representantes do campo popular, empresarial e governamental.

Outra iniciativa importante destacada pelo prefeito foi o projeto Mais Ação, que garante novos investimentos para a execução de obras nas áreas da saúde, educação, proteção social, cultura, esporte e lazer, mobilidade, infraestrutura e urbanização, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis da capital cearense, garantindo assim melhores condições de vida para a população.

O projeto prevê a reforma e a construção de unidades de saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, a drenagem e a pavimentação de vias, além da implantação de binários, de ciclofaixas e de melhorias voltadas ao transporte público municipal. O pacote inclui, ainda, a construção de 47 novas areninhas, a expansão da assistência à saúde animal e a ampliação da rede de Ecopontos.

Fotos: Érika Fonseca.