Jorge Pinheiro retoma debate sobre a real data da fundação de Fortaleza

04/06/2019 - Ana Clara Cabral

Fazendo uso do tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária dessa terça-feira, 4, o vereador Jorge Pinheiro (DC) trouxe à tona o debate sobre a verdadeira data do Aniversário de Fortaleza. O parlamentar afirmou que a atual data comemorativa, em 13 de abril, é relacionada à assinatura do decreto da coroa portuguesa, que elevou o […]

Fazendo uso do tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária dessa terça-feira, 4, o vereador Jorge Pinheiro (DC) trouxe à tona o debate sobre a verdadeira data do Aniversário de Fortaleza. O parlamentar afirmou que a atual data comemorativa, em 13 de abril, é relacionada à assinatura do decreto da coroa portuguesa, que elevou o povoado de Fortaleza à condição de vila.

O vereador garantiu que se a história for estudada, todos perceberiam que existia uma cidade antes dos 293 anos atualmente celebrados. Jorge Pinheiro acredita que o aniversário deve ser comemorado a partir de 25 de julho de 1604, data em que foi levantado o Forte de Santiago, na Barra do Ceará. “Foi a partir dessa data que a cidade de Fortaleza passou a ser construída. Ali existia uma população”, pontuou.

Jorge Pinheiro ressaltou a importância o cidadão conhecer a história de sua cidade para então respeitá-la e amá-la. “Realizaremos audiências públicas, debates e pediremos a contribuição da Academia para enriquecer as discussões com dados colhidos cientificamente, e então poderemos reconhecer a real data da fundação da capital cearense”, finalizou

Foto: Érika Fonseca