Sessão solene homenageia os 32 anos da Pastoral da Comunicação em Fortaleza

29/05/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão solene homenageou os 32 anos de história da Pastoral de Comunicação (PASCOM). A solenidade, realizada no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, foi proposta através do requerimento 4162/2018, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. Em nome do presidente da CMFor, Antônio Henrique, a sessão […]

Sessão solene homenageou os 32 anos de história da Pastoral de Comunicação (PASCOM). A solenidade, realizada no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, foi proposta através do requerimento 4162/2018, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. Em nome do presidente da CMFor, Antônio Henrique, a sessão foi presidida por Jorge Pinheiro e a mesa de honra contou com a presença das seguintes personalidades: Marta Maria Andrade da Silva, coordenadora arquidiocesana da Pascom; Afonso Ibiapina, a senhora Francisca Janaína Gomes, membro da Pascom; e o Padre Gilson Marques Soares, assessor de comunicação da CNBB.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro, disse que a Câmara reconhece a importância da Pascom para a cidade de Fortaleza. “Não estamos simplesmente, o que seria totalmente válido, celebrando a importância da Pascom para a Igreja Católica, mas para a cidade. Hoje Fortaleza que é uma das cidades mais violentas do país e do mundo, e muito precisa da pastoral, das boas notícias. Que a Igreja Católica possa cumprir seu papel de evangelizar e levar a Boa Nova para todos”, frisou.

O vereador disse que reconhece a igreja católica como aquela que mais atua decisivamente no cuidado dos homens, sendo a instituição mais caritativa do mundo, com universidades, casas de caridade para idosos, crianças, pessoas de rua. “A Pascom tem essa missão de comunicar internamente e de fazer com que a Igreja possa, numa linguagem atual, se comunicar com os meios sociais com toda a população. Agradeço a todos a vocês em nome do povo fortalezense por todo sacrifício e trabalho que é feito, em sua esmagadora maioria por voluntários, junto a Arquidiocese e junto ao povo. Que nesse dia se renove esse compromisso com a comunicação de uma só pessoa, que é Jesus, pois não há paz que não seja fundamentada nele” pontuou.

Em seguida foi apresentado um vídeo institucional sobre a Pastoral da Comunicação. A palavra foi dada ao padre Gilson Marques, que agradeceu o momento, o espaço e a oportunidade dentro da Semana de Comunicação. “Atualmente nosso arcebispo e seus auxiliares são os que mais empurram a comunicação pra frente, devido à responsabilidade na Arquidiocese de Fortaleza. A Pascom teve na pessoa de Dom Aloísio Lorscheider, através de uma campanha da fraternidade o seu momento mais marcante. Ele deu todo esse impulso. Hoje 112 das 145 paróquias têm organizada sua pastoral da comunicação. Uma das primeiras cidades a transmitir a missa aos domingos foi a nossa. Hoje é referência. Nesta semana somos irmãos uns dos outros e nessa semana vamos celebrar. Somos 440 padres que também participam desse esforço. Faço parte do conselho presbiteral e agradeço profundamente de coração a todos os que participam desse trabalho e quero dizer que nossa Arquidiocese está aberta para apoiar essa missão”.

O vereador Jorge Pinheiro disse que na celebração dos 32 anos da Pascom, recebeu o registro da ata da primeira reunião que aconteceu no Seminário da Prainha, em 20 de junho de 1987. Lá estavam presentes, o padre Marcelino Zanela, a irmã Elvira, Lúcia, irmã Consuelo, Ozias do Cristo Redentor, Célio da Parangaba, Dóris, Afonso Ibiapina, Antônio Carlos a irmã Rossilda entre outros. Eis a importância que se tem de registrar esses momentos para termos a história, a vida. Hoje a pastoral deve muito a esses primeiros que estavam lá, parabéns porque desde o inicio preservarem a história” ressaltou.

Em seguida falou Afonso Ibiapina que disse que ficou emocionado com a lembrança da primeira reunião da Pascom. “Desde criança gostava de comunicação, nasci em Nova Russas, meu avô era juiz. A comunicação era feita por alto-falante e havia um concurso para cantar. Meu pai me levou. Colocaram um banquinho para me subir, eu cantei uma música de carnaval, esse foi minha primeira experiência com o microfone, mas esse carisma, essa vocação para a comunicação foi quando o nosso querido santo papa João Paulo II esteve no Castelão. Quando vi aquela imagem branca em pleno Castelão, surgiu o desejo de ser um missionário da alegria e da paz. Fazer uma comunicação diferente. Ser um homem que ama a Deus. Foi naquele encontro com o Papa que senti que estava encontrando também com Jesus.

Contou que num jogo entre Ceará e Flamengo decidiu colocar frases sobre Jesus no placar eletrônico, sendo uma das primeiras iniciativas naquela época, pois segundo ele, falar de religião não era bem-vista pela mídia, pois não dava ibope. Falou ainda sobre a Caminhada com Maria e a evolução do evento. “Na festa de Iemanjá haviam 100 mil pessoas e no da Padroeira apenas 40 fiéis. Respeito as convicções de outras crenças, mas isso nos fez trabalhar para que o evento crescesse e chegasse a nível atual, com a participação de mais de 2 milhões de pessoas”.

Em seguida, foram entregues certificados pelos 32 anos de história da Pastoral de Comunicação (PASCOM), aos seguintes homenageados: Afonso Ibiapina; Ademir Costa, Padre Marco Passerini, Padre Gilson Marques Soares; Antônio José Barbosa; Francisca Janaína Gomes e Marta Maria Andrade da Silva

Em nome dos homenageados se pronunciou Marta Maria Andrade da Silva, coordenadora da Pascom. “Esse trabalho é tão belo, tão árduo, mas também tão edificante para nós da Igreja. Quero agradecer a Deus pelo seu espírito que ressuscitou e inspirou ao logo do tempo, homens, mulheres, idosos, jovens e crianças para essa grande missão de evangelização, através dos meios de comunicação. Gostaria de lembrar hoje os nossos arcebispos, cada um em seu tempo, nesses 104 anos tiveram a preocupação de eleger alguma atividade na área comunicacional para que o povo conhecesse Jesus e sua imagem salvífica”, asseverou.

“Dom Manoel Gomes da Silva fundou o jornal O Nordeste, 29 junho de 1922, periódico que permaneceu na ativa até 1967. Ainda hoje é referência para estudos nos cursos de jornalismo. Dom Antônio de Almeida Lustosa escreveu vários artigos, livros, de literatura infantil a cartas pastorais. Fundou 11 fevereiro de 1962 a Rádio Assunção, que funcionou até 1981. Acolheu os padres Paulinos, em 1956 e as irmãs Paulinas, em 1961, criou a evangelização pela comunicação social. Dom Almeida criou os departamentos arquidiocesanos de imprensa e informação; defesa da fé e da moral; de cinema, teatro e de rádio, que mais tarde foram transformados em secretariado”.

Observou que em 1954 criou no dia 15 de agosto, o dia da imprensa. “E naquela época passou a existir uma coleta para a nossa boa imprensa. Em 1960 criou ao jornal A Fortaleza, que pertencia a Associação Católica Operária. Dom José Almeida Delgado teve coluna nos jornais. Ficaram, celebres suas Conversas Avulsas, que eram colunas no Jornal O Povo. Criou o Encontro com o Pastor, na Rádio Assunção. Escreveu vários artigos e livros com assuntos estudados no Vaticano II. Se credenciou como jornalista profissional. Em 1967, ao assumir Regional Nordeste I, criou o departamento regional de opinião pública, o Drop. Saindo de Fortaleza chegou aqui Dom Aloísio Lorscheider”, detalhou.

Afirmou que Dom Aloísio manteve programas como a Hora do Ângelus, Encontro com o Pastor na TVC, Missa na TV, aos domingos (essa iniciativa chegou este ano aos 47 anos), criou a pastoral da comunicação e o boletim informativo. Depois expandiu a Pascom nas paróquias e realizou coletivas de imprensa nas campanhas da Fraternidade. “Foi ele que me convidou para assumir a pastoral da Comunicação. Passei seis meses na Unisinos, em São Leopoldo-RS e voltei com um projeto de pastoral de comunicação”, recordou.

Falou ainda do legado de Dom Cláudio, que segundo ela realizou campanha para implantação de uma torre de retransmissão da Rede Viva e acolheu a criação da Rádio Dom Bosco, tendo ainda instrumentalizado a Pascom, dando dinheiro do próprio bolso. Com relação ao atual arcebispo, Dom José Antônio, observou que el estimulou e aprimorou a informatização, e o uso das tecnologias e a criação das mídias em todos os setores; apoiou a criação da Rádio Shalom e as realiza coletivas de imprensa nos principais de eventos religiosos. “Ele também incentiva a criação e dinamização da Pascom nas paróquias”, comentou.

“Como disse São Paulo, eu plantei e Apolo regou a planta, mas foi Deus que fez crescer. Hoje a Pascom está em 112 paróquias e congrega 800 membros entre equipes de coordenação das 9 regiões, os 20 corais, os padres da missa, comentaristas e leitores. São vocês membros da nossa Pascom que doam seu tempo, seus instrumentos para o melhor desempenho, os meus sinceros agradecimentos. Com toda certeza muitos sacrifícios continuarão existindo para continuar a missão de Jesus. Quero agradecer a paciência e tolerância do meu filho Rafael que precisou compartilhar sua mãe com esse trabalho”, concluiu.

Antes de encerrar a sessão, o vereador Jorge Pinheiro desafiou a Pascom a fazer um documentário sobre a história da imagem da padroeira Nossa Senhora da Assunção. Houve ainda a apresentação musical dos professores de Canto Califazia que apresentaram a Ode a Alegria, da 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven e a Ave-Maria de Gounoud.

Fotos: André Lima