Comissão de Saúde aprova Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao AVC

23/04/2019 - Ana Clara Cabral

Aconteceu, na manhã dessa terça-feira, 23, a reunião da Comissão de Saúde e Seguridade Social. Estavam presentes os vereadores Dr. Porto (PRTB), Cláudia Gomes (PTC), Plácido Filho (PSDB) e Marília do Posto (PRP), que aprovaram doze das treze matérias em pauta. Dentre elas, o Projeto de Lei Ordinária nº 139/2016, de autoria da vereadora Cláudia […]

Aconteceu, na manhã dessa terça-feira, 23, a reunião da Comissão de Saúde e Seguridade Social. Estavam presentes os vereadores Dr. Porto (PRTB), Cláudia Gomes (PTC), Plácido Filho (PSDB) e Marília do Posto (PRP), que aprovaram doze das treze matérias em pauta. Dentre elas, o Projeto de Lei Ordinária nº 139/2016, de autoria da vereadora Cláudia Gomes, que institui o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

São objetivos desse dia prestar informações e esclarecimentos sobre o AVC e estimular a realização de estudos, palestras e ações educativas de prevenção para a sociedade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo a cada ano. Podem ser considerados fatores de risco a doença no histórico familiar, pressão arterial, acúmulo de gordura no sangue, doenças cardíacas, diabetes, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e uso de pílulas anticoncepcionais.

Cláudia Gomes afirmou que a prevenção ainda é o melhor recurso, podendo ser feita através de check-ups periódicos. “Essas doenças podem diminuir se tratadas adequadamente, em tempo, e acompanhadas por médicos. É um problema muito grave e, apesar dos tratamentos oferecidos nos hospitais especializados, vale reforçar que a prevenção é ainda a melhor solução”, frisou.

Durante a reunião foram aprovados ainda o PLO 529/2017, do vereador Carlos Mesquita (PROS), que institui o Dia Municipal do Aleitamento Materno; e o PLO 405/2018, da vereadora Cláudia Gomes, sobre a criação do Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Finalizando a reunião, Dr. Porto marcou o próximo dia de visita da Comissão aos hospitais públicos e postos de saúde, que acontecerá no próximo dia 3 de maio.

Foto: Érika Fonseca.