Frente Parlamentar em Defesa dos Animais define calendário de atividades

09/04/2019 - Anna Regadas

Instalada na última quinta-feira, 4, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais realizou na Sala das Comissões, na manhã desta terça-feira, 9, a sua primeira reunião. Na ocasião, o colegiado definiu o calendário de atividades e o cronograma de ações que vão ser desenvolvidas pela Frente, em parceria com as entidades protetoras dos animais, com […]

Instalada na última quinta-feira, 4, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais realizou na Sala das Comissões, na manhã desta terça-feira, 9, a sua primeira reunião. Na ocasião, o colegiado definiu o calendário de atividades e o cronograma de ações que vão ser desenvolvidas pela Frente, em parceria com as entidades protetoras dos animais, com a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE, com os órgãos da Prefeitura, além da sociedade civil.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, vereadora Cláudia Gomes (PTC), as reuniões serão realizadas pelo menos uma vez por mês, sendo definida a primeira terça-feira de cada mês para o encontro do colegiado, e toda última terça-feira do mês para as visitas aos órgãos e entidades que atuam em defesa dos animais.

Além das visitas, a Frente atuará na elaboração de campanhas de conscientização sobre as políticas públicas e legislação que garantem a proteção dos animais, esclarecendo a população onde realizar as denúncias de crimes cometidos contra os animais e informando também sobre os cuidados que se devem ter com os animais. “A Frente tem a intenção de proteger e conscientizar a população sobre a causa animal e sobre os cuidados que se deve ter já que é preciso realizar todo um trabalho referente a vermifugação, higienização, vacinação, castração e alimentação”, afirmou.

Cláudia destacou que a Frente também fará um levantamento sobre os projetos relacionados à causa animal em tramitação no Legislativo Municipal, a fim de solicitar maior celeridade para que eles possam ser votados e aprovados. Outra iniciativa informada pela presidente será o envio de ofício à Prefeitura de Fortaleza, solicitando a instalação de câmeras de monitoramentos nos locais públicos onde estão ocorrendo denúncias de maus tratos de animais.

Um dos problemas abordados na reunião foi a carência de um espaço público que acolha os animais abandonados, tendo em vista que os abrigos que existem na cidade estão lotados. “Outra causa que é urgente e necessário é ter um local público em Fortaleza que abrigue os animais, pois hoje não existe. Nós temos que ter a preocupação sobre o que fazer com os animais que estão abandonados e também de garantir o controle populacional para que esses animais não sofram tanto, e podemos fazer isso aumentando o número de castrações”, ressaltou.

Realização de Seminário, ida ao Senado Federal, e a realização de visita à Agência de Fiscalização de Fortaleza para cobrar a fiscalização da legislação vigente relacionada à causa animal, foram também encaminhamentos da reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Segundo Cláudia, será elaborado um cronograma com todas essas ações para que possa ser enviado aos vereadores que compõem a Frente e para as entidades e órgãos que tenham interesse de participar e contribuir com o colegiado.

Foto: Érika Fonseca