CMFor promove Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional de Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

04/04/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira, 4, no plenário Fausto Arruda, uma Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional de Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A proposição do evento é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL). Larissa Gaspar (PPL) ao dar início a solenidade, reforçou a importância do […]

Larissa Gaspar (PPL) ao dar início a solenidade, reforçou a importância do esporte como instrumento de transformação social. Ela atentou para o trabalho de inclusão e resistência que o esporte propõe nas periferias de Fortaleza. A data comemorativa retrata de forma simbólica a promoção pela paz.

“Essa é uma data para refletir. O esporte possibilita a mudança de realidade de crianças e adolescentes que vivem em sua maioria nas periferias de Fortaleza. Muitos vivem sem água encanada, sem coleta de lixo, sem iluminação adequada e isso tudo interfere diretamente em nossa vida, na mobilidade urbana e humana. O esporte consegue chegar onde o poder público e a polícia não chega”, frisou a vereadora.

A parlamentar evidenciou que sua vida no esporte foi iniciada na capoeira. Relatou ser capoeirista de coração. “Fui aluna do Mestre Rato. Nós fundamos o grupo Água de Beber. Foi através desse esporte que conhecemos lugares abandonados da cidade. Pude perceber que um grupo de capoeira faz toda diferença na vida de muitas crianças. Não é só o esporte em si, mas é o desenvolvimento de uma consciência cidadã, e, muitas vezes, o acesso até a alimentação que muitas delas não tem e os projetos acabam proporcionando”, disse.

Presidente do Futebol Clube Atlético Cearense, Maria Vieira.

Maria Vieira, presidente do Futebol Clube Atlético Cearense, uma das homenageadas, atentou para a causa da mulher nos ambientes esportivos. Atualmente, é a única a presidir um clube de futebol no Estado. “São quase dois anos tentando atestar que mulher pode estar gerenciando futebol”, frisou. Maria ressaltou ainda que a modalidade culturalmente é um espaço masculino, mas que a mulher pode se inserir em qualquer um deles desde que esteja preparada. “O futebol é um universo a parte. É uma porta de esperança para muita gente, tanto para funcionários como para atletas. A maioria dos que se destacaram saíram de realidades muito duras”.

Homenageados:

• Associação Cearense de Beisebol – presidente: Afrânio Rocha;
  • Futebol Clube Atlético Cearense – presidente: Maria Vieira;
  • Juventus – Projeto Nota 10 Futsal – coordenadora: Marciane dos Santos;
  • Projeto COTAN – Comunidade Tancredo – Francisco Carlos Rodrigues;
  • Projeto Escolinha Serrote – coordenador: Paulo Geovane Soares;
  • Prossica – Projeto Social Sementes da ICA – coordenador de esporte: Francisco José e o ex-atleta Mário Jardel.

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oficialmente anunciado na sede das Nações Unidas, a data promove o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade.

O esporte é visto como um instrumento importante para o desenvolvimento: aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e desempenha um papel importante no esforço global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
FONTE: ONU Nações Unidas no Brasil.

Fotos: Evilázio Bezerra.