Dummar Ribeiro questiona atual serviço de emissão da 2ª via de RG

03/04/2019 - Adriana Albuquerque

Utilizando a tribuna na sessão ordinária dessa quarta-feira, 3, o vereador Dummar Ribeiro (PPS) falou sobre o sistema de emissão da 2ª via do documento de identidade (RG) pelo Instituto de Identificação do Estado do Ceará. O parlamentar questionou a redução dos postos de atendimento à população, passando de 16 unidades para 4 núcleos, que […]

Utilizando a tribuna na sessão ordinária dessa quarta-feira, 3, o vereador Dummar Ribeiro (PPS) falou sobre o sistema de emissão da 2ª via do documento de identidade (RG) pelo Instituto de Identificação do Estado do Ceará. O parlamentar questionou a redução dos postos de atendimento à população, passando de 16 unidades para 4 núcleos, que são eles: os Vapt-Vupt Messejana e Antônio Bezerra, e as Casas do Cidadão do Benfica e Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, com a centralização do serviço as pessoas têm enfrentado filas nas unidades de atendimento, além do tempo de espera para receber o documento, que na Capital pode variar entre 5 à 45 dias, e no interior do Estado o prazo pode chegar até 6 meses. “Temos um problema gravíssimo, pois as pessoas que procuram o serviço, na maioria das vezes, são pessoas de baixa renda, e para serem atendidas no mesmo dia precisam se deslocar de suas casas por volta de 4 horas da manhã ou se obrigam a dormir nas filas”, apontou.

Outra questão apresentada pelo parlamentar, impulsionada pela grande demanda, é a venda de lugares nas filas, que chegam a custar até R$ 50 reais. Dummar Ribeiro, destacando o valor arrecadado pelo Governo do Estado com emissão de 2ª via de RG, reforçou a necessidade de melhorar a prestação do serviço ao cidadão. O parlamentar cobrou a realização de concurso para perito, além de alterações na atuação da Perfoce, criando o cargo de papiloscopista para atuar na perícia das carteiras de identidade.

“Estou fazendo uma critica construtiva, pois tenho certeza que o Governador não tem conhecimento desses problemas na íntegra, e me coloco a disposição para orientar e contribuir com o serviço”, salientou o parlamentar.