Iplanfor apresenta Plano Fortaleza 2040 na plenária desta quarta-feira

26/03/2019 - Rochelle Nogueira

O tempo do Grande Expediente da sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza na quarta-feira, 27, será destinado ao superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, para a apresentação de ações do Plano Fortaleza 2040. A cessão de espaço foi aprovada pelo Requerimento nº 901/2019, de autoria do presidente do Legislativo, Antônio […]

O tempo do Grande Expediente da sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza na quarta-feira, 27, será destinado ao superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, para a apresentação de ações do Plano Fortaleza 2040. A cessão de espaço foi aprovada pelo Requerimento nº 901/2019, de autoria do presidente do Legislativo, Antônio Henrique (PDT).

Na pauta estão a proposta da nova territorialização do município de Fortaleza; os Fóruns Territoriais; o Projeto Fortaleza em Bairros, tratado pelo Eixo 6 (seis). Outro ponto que será foco do debate de amanhã (27) será a elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiárias – PIRFs das 10 Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS prioritárias, produtos do Plano Fortaleza 2040.

O Plano Fortaleza 2040 tem um caráter de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas de curto, médio e longo prazo, para transformar Fortaleza em uma cidade com qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental, mais justa, bem cuidada e acolhedora. É de suma importância a apropriação dessa Casa Legislativa sobre a proposta em apreço, uma vez que pode interferir na ação parlamentar dos vereadores em suas bases no Município”. Presidente Antônio Henrique (PDT)

Vale ressaltar, o Plano Fortaleza 2040 é um planejamento para a cidade de Fortaleza com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo tendo como horizonte o ano 2040, contemplando: Plano Mestre Urbanístico; Plano de Mobilidade; e Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.

Foto: André Lima (Ocasião da Solenidade de outorga da Medalha Boticário Ferreira ao Engenheiro Civil Eudoro Walter de Santana).