Audiência discute denominação de rua paralela ao Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema

15/03/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (15), audiência pública para discutir a denominação de uma rua paralela ao Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema, prestando uma homenagem ao jornalista Guilherme Neto. A proposta de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL) destaca a vida e outras facetas do artista e diretor. O trecho […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (15), audiência pública para discutir a denominação de uma rua paralela ao Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema, prestando uma homenagem ao jornalista Guilherme Neto. A proposta de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL) destaca a vida e outras facetas do artista e diretor.

O trecho tratado pelo projeto de decreto legislativo nº 48/2019 não tem registro de nomenclatura oficial, estando localizado na Praia de Iracema, perpendicular a rua dos Tabajaras e paralelo ao Largo dos Tremembés. A audiência pública cumpre os trâmites legais para a denominação de logradouro na Capital.

Na fala dos presentes ficou clara a relação de Guilherme Neto com a cidade e como a sua trajetória marcou a vidas de muitos fortalezenses. “Ele tinha uma coisa que é importante, ele conversava de igual por igual com homens, mulheres, numa fluidez e tranquilidade. Escrevia, cantava, compunha, escrevia teatro telenovela. Se não fosse sua modéstia, ele teria ultrapassado as fronteiras do Ceará. Além disso era um homem bonito, sedutor. Foi exatamente em função de todas essas qualidades que os amigos foram se juntando e criamos o Clube dos Gatos, começamos a institucionalizar o encontros com Guilherme Neto, passamos mais de 25 anos nos reunindo. Após sua morte paramos com as reuniões, mas agora voltamos a nos encontrar. É uma homenagem que prestamos a Guilherme e agora com uma rua em seu nome talvez nos encontremos lá”, disse a defensora pública Mônica Barroso.

O diretor do Teatro São José, Karlos Kardoso, por sua vez, falou da importância de prezar a memória, “os nossos corpos, nosso ser é constituído de memória, quando fazemos o registro de um personagem como esse fazemos com que a cidade fique viva”. O outro orador foi o professor Flávio Torres. Ele contou que Guilherme ficou anos anos sabendo que ele tinha uma fazenda em Quixadá, mas nunca tinha se pronunciado em fazer uma visita, até que um dia pediu para ir ao local. “Foi então que descobri que ele havia passado sua infância lá, no distrito de Juatama. A avó dele era casada com um libanês, e ele conhecia e tinha uma intimidade com o lugar. Passamos a chama-lo de Barão da Cruz, devido o nome da fazenda. Foi uma coisa muito emocionante, ele recordar a infância. Larissa parabéns pela iniciativa muitas pessoas vão gostar dessa nova lei”, disse

O radialista Narcélio Limaverde, por sua vez, disse que é importante que sempre quando vereadores forem propor mudança em nome de rua que se faça uma audiência. “Com todo respeito tem nome até de criminoso lá pelos lados da Praia. Mas sobre o Guilherme, ele orientava sem ofender, conversava com todos. Era completamente diferente do que eu conhecia na minha profissão. Faltou dizer que ele dirigiu a Rádio Club e TV em Recife. Guilherme era um cantor emocionante, foi muito importante para o rádio. Fiquei muito feliz em fazer parte dessa turma aqui veio aqui falar do amigo Guilherme”, ressaltou

A vereadora Larissa Gaspar esclareceu a Narcélio e aos demais presentes que a lei que tata da mudança de nomes de ruas já indica a realização de audiência sobre o assunto e desdtacou que foram feitas outras menores também. O orador seguinte foi o historiador Nirez. Ele disse que quando teve vontade de ser jornalista fazia os artigos e não publicava, mas quando decidiu publicá-los foi ao Correio do Ceará e decidiu procurar o editor. “Quando ele estava lendo e com dúvida, apareceu um cidadão e disse para publicar o artigo e disse; esse aqui é o Nirez. Era o Guilherme Neto. Eu não o conhecia, mas ele me conhecia. Por isso, graças a ele publiquei meu primeiro artigo. Ele era amável, um gentleman. Todo mundo gostava dele”, frisou.

Ao final da audiência, Ricardo Guilherme, sobrinho do homenageado, leu alguns textos de amigos sobre Guilherme Neto.  “Augusto Borges questiona se Guilherme é mais que um santo. Ou quase um deus. Mas se não for, está muito perto”. Ricardo disse que Guilherme Neto, antes de morrer, pediu para ser cremado e ficar na Praia de Iracema. “Fizemos uma solenidade e jogamos as cinzas dele no mar. Outro local em Quixadá fizemos outra homenagem. Hoje temos parte das cinzas lá. Fizemos um monumento, uma espécie de escultura na pedra no espaço onde ele conviveu com a minha avó Mariquinha”, destacou. Falou, ainda, Amaro Pena, amigo de Guilherme que citou momentos vividos com ele.

A vereadora Larissa Gaspar disse que vai anexar o relatório da audiência com o abaixo assinado junto ao projeto e vai comunicar aos presentes sobre os tramites. Ela convidou a todos a estarem presentes no dia da votação do projeto, com cartazes e faixas pedindo a aprovação do mesmo. No final foi apresentado um vídeo em homenagem a Guilherme Neto.

Conheça um pouco da trajetória de Guilherme Neto

A iniciativa, conforme a justificativa da vereadora Larissa Gaspar (PT), consiste em uma maneira singela de render uma justa e merecida homenagem a um dos nomes mais importantes da cultura radiofônica e televisiva do Ceará, qual seja, João Guilherme da Silva Neto (1925-2014). Jornalista dedicado e renomado, Guilherme Neto exerceu, durante 40 anos, as mais diversas funções no rádio, na televisão e em jornais impressos. Começou como cantor na antiga PRE-9, nos programas de auditório, lançando repertórios de compositores como Lauro Maia, Mozart Brandão, Aliardo Freitas e Luis Assunção.

Na década de 1950, trabalho como assistente de direção da Rádio Tamandaré, de Recife/PE, mas voltou à Fortaleza para dirigir a Ceará Rádio Clube, que pertencia aos Diários e Emissoras Associados do Brasil. Com o surgimento da televisão no Ceará, Guilherme Neto foi escolhido por Péricles Leal para dirigir a equipe de implantação do novo veículo de comunicação: a TV Ceará Canal 2. Nessa época, lançou diversos talentos como Ary Sherlock, Cleide Holanda, Karla Peixoto, João Ramos, Marcus Miranda e Glice Sales. Também descobriu nomes reconhecidos nacionalmente, como Renato Aragão, Aderbal Freire-Filho e Emiliano Queirós.

ERRAMOS – Atualizado em 25/08/2020
Equivocadamente, o portal da Câmara Municipal de Fortaleza atribuiu anteriormente o seguinte título a esta matéria: “Câmara realiza audiência para discutir mudança do nome da rua dos Tabajaras para Guilherme Neto”. Na verdade, a rua a que o projeto faz referência ainda não tem nome oficial. A Rua dos Tabajaras foi descrita na matéria legislativa para auxiliar na localização exata do logradouro, mas não se trata da mesma via.