Mensagem do Executivo traz principais ações realizadas em 2018

01/02/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

O vice-prefeito Moroni Torgan fez a entrega da Mensagem da Prefeitura de Fortaleza ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, que traz um balanço das ações realizadas em 2018 e as iniciativas propostas para 2019. Moroni destacou que apesar da crise econômica que o país atravessa a executivo municipal investiu R$ 415 milhões […]

O vice-prefeito Moroni Torgan fez a entrega da Mensagem da Prefeitura de Fortaleza ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, que traz um balanço das ações realizadas em 2018 e as iniciativas propostas para 2019. Moroni destacou que apesar da crise econômica que o país atravessa a executivo municipal investiu R$ 415 milhões em 2018, que representou um aumento nominal de 5,33% em comparação de 2017. “É algo que salta os olhos, fazendo com que Fortaleza seja a capital com maior investimento do Nordeste”.

Ressaltou que a gestão implantada desde 2013, tornou Fortaleza exemplo, sendo merecedora de reconhecimento inclusive internacional, por seus projetos de infraestrutura e mobilidade urbana. Ele passou a citar os investimentos por eixos administrativos, citando as prioridades em cada um dos setores. No final da leitura ele destacou ainda a atuação da Guarda Municipal, diante do atual momento vivido pela cidade no que concerne a Segurança. O presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique destacou que o Prefeito Roberto Cláudio estará na Casa na primeira sessão ordinária do ano, na próxima terça-feira, quando vai detalhar a mensagem do Executivo, destacando os projetos prioritários para 2019.

Mensagem

A Mensagem da Prefeitura de Fortaleza traz um balanço das ações realizadas em 2018. Na área de Saúde, o destaque foi a redução de 45% na taxa de mortalidade por causas externas; a entrega dos dois prmeiros andares da ampliação do Instituto Dr. José Frota, com 130 leitos e contratação de 518 profissionais. Na prevenção as arboviroses, Fortaleza teve a menor taxa de incidência de dengue nos últimos 5 anos, com 46,3 casos a cada 1000 habitantes e redução de 19,9 casos por 100 mil habitantes nos registros de chikungunya, comparados ao ano anterior.

Houve, ainda, 14% de redução da taxa de mortalidade prematura e 29% de redução do número de óbitos maternos. A Prefeitura entregou 26 núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), ampliando a cobertura populacional para 31%; entregou 3 unidades da Atenção Primaria a Saúde (UAPS) do Jangurussu, Fausto Freire e Mondubim e a UPA do Edson Queiroz; implantou 47 leitos nos Hospitais Distritais Frotinhas de Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana e Gonzaguinhas da Barra do Ceará e de Messejana. Além disso, foram entregues duas novas unidades do SAMU nas regionais V e VI e concurso para 133 novos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.

Na Educação, o destaque foi na Educação infantil. Fortaleza ficou em 1º lugar na região Nordeste quanto ao atendimento; houve 34% no crescimento nas matrículas e aumento de 15% de equipamentos para a Educação Infantil. No Tempo Integral foram beneficiados 67.417 alunos. Em Fortaleza 31,5% dos alunos da Rede Municipal estão em Tempo Integral.

No eixo Mobilidade e Infraestrutura, Fortaleza recebeu o prêmio Sustainable Transporte Award 2018, que é uma competição global de intervenções inovadoras analisadas por um comitê de especialistas do mundo todo, incluindo representantes do Banco Mundial. Reconhecimento aos investimentos em transporte público, modais de baixa emissão de CO e segurança no trânsito.

Em 2018 houve o acréscimo das faixas exclusivas de ônibus de 153,1 km em 2017 para 160,7 em 2018. Já a malha cicloviária cresceu de 207,6 km em 2017 para 228,9 km no ano passado. 100% dos ônibus que circulam na cidade contam com Wi-fi e 632 ônibus possuem ar-condicionado (33% da frota). Houve, ainda, 15% de acréscimo no registro de gratuidades.

Na infraestrutura implantada vem sendo realizada a requalificação e urbanização da Avenida Aguanambi, ampliação para 6,87 mil m² de área construída do Terminal de Messejana e entrega do túnel Wagner Barreira da Via Expressa e do binário Antônio Bandeira 1º de Janeiro.

Na Segurança Cidadã, as principais ações foram: implantação de cinco Células de Proteção Comunitária; redução de 75,5% e 50,7% do número de homicídios nas áreas de Jangurussu e Barra do Ceará respectivamente; 1.062 atendimentos realizados em mediação de conflitos.

Na Juventude houve o crescimento de 218% de jovens beneficiados por políticas públicas e 378% na Rede Cuca. A Academia Enem beneficiou 10.400 jovens. Na Habitação, o destaque foi a entrega de 9.768 unidades habitacionais, um crescimento na taxa de produção habitacional; 784 unidades habitacionais receberam melhorias e 3.844 famílias receberam os títulos de suas casas. Na área de Urbanismo, Meio Ambiente e Competitividade, foram citadas a requalificação do horto criação de 54 ecopontos, com 14 entregues em 2018; criação de zonais especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômicas (ZEDUS); aumento de 91% dos licenciamentos urbanos; criação da rota Fortaleza Bus; Programa de Incentivos Fiscais.

Por fim, na área de Governança e Gestão foram efetivados 969 servidores por meio de concursos públicos; 4.685 novos servidores foram convocados por meio de seleção de contrato temporário; Houve a instalação de 370 km de fibra ótica; a automação do ITBI e a eleição de 115 conselheiros representantes das 10 ZEIS prioritárias; A Prefeitura fez a implantação do projeto Taxifor, e de 30 fóruns territoriais e da ferramenta digital nos ciclos de planejamento Participativo, de 7 planos urbanísticos e 13 processos de inovação de processos.

Foto: André Lima