Presidente Salmito critica proposta de extinção do Ministério do Trabalho

13/11/2018 - Anna Regadas

O presidente Salmito Filho (PDT) utilizou a Tribuna na Câmara Municipal de Fortaleza, na sessão ordinária desta terça-feira, 13, para criticar a proposta de extinção do Ministério do Trabalho pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O presidente abordou o tema diante da aprovação do requerimento 5450/2018, de iniciativa do vereador Gardel Rolim (PPL), que requer a realização de […]

O presidente Salmito Filho (PDT) utilizou a Tribuna na Câmara Municipal de Fortaleza, na sessão ordinária desta terça-feira, 13, para criticar a proposta de extinção do Ministério do Trabalho pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O presidente abordou o tema diante da aprovação do requerimento 5450/2018, de iniciativa do vereador Gardel Rolim (PPL), que requer a realização de Sessão Solene em homenagem aos 88 anos do Ministério do Trabalho.

“Venho aqui corroborar com os parlamentares, que debateram a questão do fim do Ministério do Trabalho. Sabemos que as despesas do Ministério não chega a 0,001% do que interessa à dívida pública. E se o objetivo é economizar o dinheiro público não se pode aprovar a redução de imposto sobre os lucros das empresas.”, destacou Salmito, fazendo menção à Medida Provisória 843/2018, aprovada no Senado, que permite reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até três pontos percentuais.

Segundo o presidente, a iniciativa atende somente aos interesses dos empresários de montadoras de veículos. “Nós temos que defender um projeto que apresente saídas econômicas para o país. Agora reduzir imposto sobre produto industrializado com o objetivo de que possam investir em tecnologia, o que já acontece porque senão as empresas não acompanham o processo de produtividade, são medidas que só atendem ao interesse do empresário.”, criticou.

Salmito defendeu o debate com os vereadores e deputados que apoiaram Bolsonaro e cobrou explicações dos pares diante da proposta de extinção do Ministério do Trabalho. “Quem votou no Bolsonaro que comece a se explicar com o povo trabalhador de Fortaleza e a prestar conta dessas medidas anti-povo, anti-Brasil. E vamos fazer o debate sem ódio, sem amarra quanto à atividade empreendedora pois não vai ser retirando direitos, com subsalário que vamos valorizar nosso querido povo. Temos que defender um país cada vez mais autônomo e com uma renda digna para que os trabalhadores possam sustentar suas famílias.”, pontuou.

Foto: Érika Fonseca

Salmito fala sobre a proposta de extinção do MT

Vídeo: Silmara Cavalcante